quinta-feira, 17 de março de 2022

Liebherr recebe certificação para atuar como Operador Econômico Autorizado no Chile


A Liebherr Chile SpA iniciou há um ano os procedimentos de implementação e certificação em matéria de comércio exterior que vêm ampliar a lista de empresas com proteção e reconhecimento no controle e gestão da cadeia logística, o que se traduz em transações confiáveis ​​entre empresas, colocando a LMC entre as cinco primeiras empresas importadoras do Chile que obtêm esta importante certificação.

O Programa de Reconhecimento Internacional para Qualificar-se como Operador Econômico Autorizado (OEA), permite esforços colaborativos entre Instituições Aduaneiras de Fronteira e Empresas Importadoras, contra os principais riscos presentes no comércio exterior, como terrorismo, contrabando, tráfico de drogas e crime organizado multinacional. Nesse sentido, o Grupo Liebherr possui credenciamentos de cadeia logística na maioria de suas fábricas, na Alemanha, França e EUA, entre outros.

O processo de auditoria ao qual a Liebherr Chile foi submetida consistiu em duas partes. Em sua primeira etapa, foi realizada uma verificação documental prévia, quanto aos requisitos de constituição legal da empresa requerente e, em segunda instância, foi gerada a verificação presencial nos locais de disposição final das importações e nas áreas de manejo que são ligados à cadeia logística.

A Certificação foi realizada por Auditores e Funcionários Aduaneiros do Chile, que visitaram as instalações do LMC. Durante a auditoria, os pontos relevantes foram aqueles vinculados aos riscos e Controle de Riscos presentes em toda a cadeia logística, desde quando é gerado o vínculo com fornecedores no exterior, passando pela gestão de pessoas, os controles atribuídos nos pontos de recebimento de mercadorias - almoxarifados, terminar com o cuidado e acompanhamento permanente da verificação dos altos padrões de qualidade junto aos operadores logísticos, transportadores e documentação associada às operações de importação realizadas pela Liebherr Chile.

O início do processo foi gerado de forma incipiente, por meio de um convite para discutir a certificação AEO em 2019 e tornou-se uma iniciativa estratégica abordada como projeto de alto nível em 2021, aprovado pela direção da empresa e liderado por Marcelo Correa, Head of Logística e Ivette Hermosilla, vice-gerente de qualidade da LMC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário