segunda-feira, 23 de agosto de 2021

SPA registra recorde trimestral histórico em 2021 com lucro líquido de US$ 18,2 milhões, o dobro do ano passado

A Santos Port Authority (SPA) encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de US $ 18,2 milhões, recorde trimestral para a estatal que administra o Porto de Santos. O lucro dobrou em relação ao mesmo período de 2020 e cresceu 126,6%. O bom resultado foi impulsionado por maiores receitas e menores custos e despesas, combinação que se tornou a marca própria do SPA desde a posse da atual gestão em 2019.

Já a receita líquida cresceu 13,3% e atingiu US $ 54,7 milhões, favorecida pela forte movimentação de cargas, que continuou batendo recordes consecutivos e registrou crescimento de 5,3%, encerrando o trimestre com 41 milhões de toneladas.

Para além da continuação do bom desempenho das exportações, o segundo trimestre foi marcado pela consolidação da recuperação das importações, nomeadamente de contentores, onde é transportada a carga de maior valor acrescentado. No segundo trimestre, o avanço foi de 19,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo o recorde trimestral de 1,2 milhão de TEUs.

Ao mesmo tempo, a gestão do SPA manteve seu foco em continuar gerando ganhos de eficiência. As despesas gerais e administrativas recorrentes registraram queda de 14,8%, resultado sustentado por uma série de ações de racionalização de custos.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), ajustado por eventos extraordinários, aumentou 40,4%, atingindo UD $ 33,5 milhões. A margem Ebitda ajustada foi de 61,4%, aumento de 11,8 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2020.

Os ganhos nos resultados operacionais contribuíram para que a SPA encerrasse o segundo trimestre com uma posição de caixa líquido (caixa e investimentos menos dívida bruta) de mais de US $ 82,7 milhões, um avanço significativo em relação aos US $ 5,4 milhões verificados no segundo trimestre de 2020 .

“A empresa está preparada para a privatização. Ganhamos em eficiência e qualidade na prestação de serviços, reduzimos custos, fortalecemos a liquidez, traçamos um mapa e enfrentamos todas as responsabilidades”, disse o diretor da Administração e Finanças do SPA, Marcus Mingoni.

 

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