sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Pandemia da Covid-19 gera demanda por itens tecnológicos e plataformas digitais onerando a indústria automotriz

A pandemia da Covid-19 gerou uma demanda excessiva por itens tecnológicos e plataformas digitais para enfrentar esses desafios e sustentar as economias locais e regionais. Isso obriga as empresas de equipamentos eletrônicos a aumentarem seus estoques, afetando a capacidade de produção e fornecimento dos fabricantes de semicondutores, situação que impacta profundamente os fabricantes de automóveis, uma vez que a parte eletrônica pode representar até 47% do custo e a participação na composição total de uma carro.

Segundo a Câmara de Indústria e Comércio Argentino-Alemã, mais de 80% da cadeia automotiva mundial está conectada à China, portanto o fechamento do mercado de componentes automotivos naquele país está impactando a capacidade de importação de cargas da região Ásia-Pacífico zona para a América Latina.

Da mesma forma, o mercado marítimo vive um momento de contração dos espaços, o que afeta a fiabilidade dos itinerários e tempos de trânsito, o que provoca instabilidade no planeamento e aumento da procura de serviços. Isso resulta em uma desestabilização do orçamento logístico e dos tempos de produção.

Outro desafio que os fabricantes de veículos leves enfrentam em decorrência da pandemia é a escassez de semicondutores, que desde o final do ano passado vem impactando as linhas de produção e também ocupando a capacidade dos portos dos Estados Unidos, o que alterou as cadeias de suprimentos dos componentes utilizados à logística just-in-time, onde as peças são entregues às fábricas de acordo com suas necessidades de produção e estoque.

Essas mudanças estão levando empresas do setor automotivo a buscarem novas soluções para gerenciar suas cadeias de suprimentos, seja para acelerar ou desacelerar o abastecimento e buscar alternativas desde o transporte intermodal até os serviços de armazenagem.

“O setor automotivo, como grande exemplo da transformação que impulsionou a pandemia, enfrenta hoje o enorme desafio de implementar soluções e estratégias inovadoras que permitam integrar os diversos pontos de sua cadeia de suprimentos. Este é um importante impulso para todos. empresas. Soluções 4PL onde se busca uma resposta precisa, maior controle de estoque e visibilidade ao fortalecer a cadeia de suprimentos em face das demandas atuais ", disse Karina Marín, Gerente do Setor Automotivo da Maersk México e América Central.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário