segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Porto da capital gaúcha completa cem anos movimentando em média um milhão de toneladas de cargas por ano


O Porto Organizado de Porto Alegre (RS) completou neste domingo, 1º de agosto, cem anos. Desde a chegada dos primeiros imigrantes açorianos, a cidade já contava com uma modesta estrutura de acostagem de embarcações, mas foi depois do processo de abertura da Barra do Rio Grande que o sonho de edificar um porto comercial às margens do Guaíba começou a se tornar realidade. 

As obras tiveram início no ano de 1910, durante o governo de Carlos Barbosa, e entregues em 1º de agosto de 1921, ao presidente (era como se chamava então o governador) Borges de Medeiros. Na ocasião, o porto contava com o prédio administrativo, armazéns de estrutura metálica e o tradicional pórtico de entrada. O crescimento seguiu ao longo dos anos com as inaugurações do Cais Navegantes, em 1949, e do Cais Marcílio Dias, em 1956. A conclusão do Porto como se conhece hoje aconteceu em 1962. 

O Porto de Porto Alegre acompanhou o crescimento da cidade, sendo importante também para o desenvolvimento do estado. A partir de 2005, as operações foram concentradas no Cais Navegantes, uma decisão que permitiu a ampliação das atividades e a aquisição de novos e modernos equipamentos. 

Atualmente ele se destaca por sua diversidade operacional, com uma movimentação média de um milhão de toneladas por ano. São cargas de fertilizantes, cevada, trigo, sal, entre outras. Com a extinção da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), ele passou a ser administrado pela Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS). 

A inauguração do Cais Embarcadero que aconteceu no início deste ano, representa a possibilidade de uma integração ainda maior entre o Porto, os porto-alegrenses e os gaúchos. Trata-se de um novo momento da história. Que os próximos cem anos tragam registros de novas e significativas movimentações, bons momentos à beira do Guaíba e, acima de tudo, desenvolvimento.(Larissa Carvalho/ACM/PORTOSRS).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário