sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Conselho de Segurança da ONU pede cooperação para combater aumento da criminalidade e insegurança nos oceanos


O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) fez um apelo ao reforço da cooperação face ao aumento da criminalidade e da insegurança nos oceanos. A posição foi tomada em virtude do aumento da pirataria, do terrorismo e da tensão entre países.

A reunião contou com a presença do Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi,o presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Bliken,e outros líderes. Eles alertaram sobre a deterioração da segurança marítima, cujas ameaças afetam os países litorâneos e mediterrâneos.

Por iniciativa da Índia, que preside o Conselho este mês, os 15 Estados-Membros discutiram a deterioração da situação nos oceanos e comprometeram-se a fazer mais nesta área, embora não tenham anunciado medidas concretas. “O Conselho de Segurança reconhece a importância de fortalecer a cooperação internacional e regional para responder às ameaças à segurança marítima”, afirmaram eles em um comunicado adotado durante a reunião.

De acordo com a ONU, a situação dos oceanos está a deteriorar-se a “níveis alarmantes” como resultado de disputas sobre delimitações e rotas entre países, ataques armados de piratas e terroristas ou o aumento da pesca ilegal.

“Apesar da diminuição do tráfego marítimo total em decorrência da pandemia Covid-19, no primeiro semestre de 2020 houve um aumento de quase 20% nos supostos atos de pirataria e assaltos à mão armada”, disse Maria Luiza Ribeiro Viotti, chefe de gabinete do secretário-geral da ONU.

As Nações Unidas também destacaram o forte aumento de incidentes na Ásia, onde os relatórios praticamente dobraram. Apontaram vários pontos críticos, como o Estreito de Malaca e Cingapura e o Mar da China Meridional.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário