terça-feira, 17 de agosto de 2021

Maersk e Hapag-Lloyd suspendem escalas de seus navios no terminal de contêineres de Meidong, na China


A Maersk e a Hapag-Lloyd estão desviando seus navios do terminal de contêineres de Meidong, no porto de Ningbo, um dos hubs mais movimentados da China, que foi forçado a fechar após o surgimento de um caso Covid-19. A partir dessa ocorrência, a pandemia volta a colocar a cadeia de abastecimento global em teste em meio a um aumento nos pedidos de varejo, relata a Reuters.

O terminal de contêineres de Meidong no leste de Ningbo suspendeu as operações em 11 de agosto depois que um caso de Covid-19 foi detectado na região. O porto, localizado próximo a Xangai, também sofreu o pior congestionamento em pelo menos três anos.

No dia 13 de agosto, 37 navios esperavam para fazer escala em Ningbo e 26 navios estavam na fila para ir a Xangai. Os números representaram uma ligeira redução de 39 e 29, respectivamente, em relação ao dia anterior, de acordo com dados da Refinitiv.

O fechamento do terminal de Meidong causou ondulações no mercado de transporte marítimo global, na véspera da temporada de compras de Natal e após várias interrupções na cadeia de abastecimento causadas pelo ressurgimento da Covid-19, eventos climáticos extremos e escassez de mão de obra.

"A empresa vai negociar com o armador e desviar os navios que deveriam fazer escala em Meidong para outras áreas portuárias", afirmou o proprietário do Meidong, Ningbo Zhoushan Port, em um comunicado.

A Maersk anunciou em nota que alguns de seus navios que deveriam fazer escala em Meidong seriam desviados para outros terminais em Ningbo, enquanto que um navio servindo na rota Ásia-América do Sul não atracará em Ningbo na próxima semana.

A Hapag-Lloyd também indicou que três de seus navios partiriam de Ningbo na próxima semana, já que são esperados congestionamentos e atrasos. Os navios com destino a Meidong são desviados para outros terminais portuários de Ningbo.

De acordo com a Ningbo Zhoushan Port Company, as operações em seus outros terminais de Ningbo estavam operando normalmente. Mas ela só aceitará reservas de contêineres para exportação dois dias antes da chegada dos navios para limitar o número de funcionários nos portos e reduzir os congestionamentos.O terminal de Meidong movimentou 5,44 milhões de TEUs em 2020, o que representa cerca de 17% do volume total de operações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário