segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Evergreen recebe da Samsung maior porta-contêineres do mundo, com capacidade para quase 24 mil teus


A Evergreen Marine recebeu o "Ever Ace", o primeiro de seis navios porta-contêineres de classe A encomendados pela armadora taiwanesa à Samsung Heavy Industries entre 2021 e 2022. Com uma capacidade nominal de 23.992 TEUs, o "Ever Ace" não é apenas o primeiro navio Megamax-24 (MGX-24) da Evergreen, mas também a nova marca de capacidade global de contêineres, relata a Alphaliner.

O sexteto Evergreen, construído pelo estaleiro sujl-coreano, pode transportar 28 TEUs a mais que os recordes anteriores: A série de sete navios irmãos de 23.964 TEU do tipo "HMM Algeciras", construído pela DSME e entregue em 2020.

Para a Evergreen, o "Ever Ace", construído pela Samsung, e seus cinco navios gêmeos formarão a primeira metade de um "conjunto completo" de doze navios porta-contêineres MGX-24 para o comércio entre a Ásia e a Europa.

Além das seis unidades construídas na Coréia do Sul, a companhia marítima começará a receber no próximo ano mais seis navios de capacidade semelhante do grupo chinês CSSC. Com capacidade oficial de 23.888 TEUs, a construção das unidades CSSC será dividida entre o Estaleiro Jiangnan Changxing da Hudong Zhonghua e o Estaleiro Jiangnan (Grupo), da empresa irmã.

O novo "Ever Ace" tem 400 metros de comprimento e 62 metros de largura, com 225.000 dwt. Tem uma propulsão convencional e está equipado com um purificador de gases de escape. Um motor a diesel WinGD X92B de 11 cilindros impulsiona o barco a velocidades comerciais de até 22,5 nós.

Seguindo a série megamax CSSC movida a LNG da CMA CGM, o novo Evergreen 'classe A' é o segundo tipo de navio megamax a apresentar uma haste vertical bulbosa. Em comparação com arcos bulbosos convencionais, este projeto visa gerar economia de energia em um perfil mais amplo de combinações de velocidade e calado.

Da ilha sul-coreana de Geoje, onde o estaleiro Samsung está localizado, o novo carro-chefe da Evergreen foi posicionado em Qingdao, China, onde se juntou ao serviço 'NEU6' Extremo Oriente-Norte da Europa da OCEAN Alliance, também conhecido como 'CEM' da Evergreen, que é a fornecedora de tonelagem do serviço.

O 'NEU6 / CEM' gira em onze semanas e costuma ter uma frota de onze embarcações do tipo MGX-23 de 20.000 TEUs da Evergreen "classe G".

No entanto, o congestionamento do porto, atrasos de navios e o acidente "Ever Given" no Canal de Suez levaram a Evergreen a injetar tonelagem adicional na frota do serviço, que agora consiste em todos os onze navios da classe G, dois dos 14.000 TEU da classe T e o novo "Ever Ace".

 

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