terça-feira, 4 de maio de 2021

Transportadores de granéis nos Estados Unidos completam dez anos no vermelho em 2020, com déficit de de US$ 619 milhões


O último trimestre do ano passado acabou sendo o segundo pior período de três meses dos últimos cinco anos para os graneleiros listados nos Estados Unidos. Os lucros agregados para os transportadores rastreados pela Alphabulk representaram uma enorme perda de US$ 577,6 milhões. Desde o 1T16, inclusive, a única grande perda foi a sofrida no 1T20, quando as empresas registraram um déficit agregado de US$ 619 milhões.

Segundo Alphabulk, no 4T20 seis armadores registram números vermelhos, enquanto quatro são azuis (duas delas com o mínimo). O pior resultado foi, de longe, a Scorpio Bulkers, cujos lucros são bastante afetados pelo custo de saída do mercado da granéis sólidos, assim que foram disparados.

Só o futuro dirá se foi uma boa jogada ou não. Se o que está acontecendo agora é uma "recuperação do gato morto" [uma recuperação temporária nas taxas após uma queda substancial como resultado dos especuladores], a saída dos Bulkers de Escorpião dos granéis sólidos será muito bem-sucedida. Agora, se o que está acontecendo agora é o início de uma nova tendência, então será o contrário.

E apenas uma empresa de navegação está em azul durante todo o período de 2020: Star Bulk Carriers. Todos os outros estão no vermelho, com uma perda média de US$ 161 milhões (ou US$ 97 milhões se o Scorpio Bulkers for excluído). Portanto, 2020 se torna o 10º ano consecutivo no vermelho para empresas de granéis sólidos de capital aberto nos Estados Unidos.

O ano passado acabou sendo o quarto pior ano do período após 2015, 2014 e 2016. A perda total no período é de gritantes US$ 10,5 bilhões e um valor ainda maior de US$ 11,4 bilhões nos últimos 10 anos, desde 2010 foi o último ano em que houve benefícios.

Basicamente, cada empresa do grupo perdeu, em média, pouco mais de US$ 1 bilhão nos últimos 10 anos. Ao se concentrar em operadoras individuais, Alphabulk observa que pode ser visto claramente que uma empresa domina o "hall da fama". Enquanto isso, existem muitas empresas que habitam "a sala da vergonha".

 

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