sexta-feira, 28 de maio de 2021

Iata adverte para necessidade de aumentar digitalização no trâmite de credenciais sanitárias nos aeroportos


A International Air Transport Association (IATA) alertou sobre o caos potencial dos aeroportos. Advertiu a que o único modo de evitar é se os governos adotarem rapidamente processos digitais para gerenciar credenciais de saúde em viagens (testes Covid-19 e certificados de vacina) e outras medidas no contexto da pandemia.

De acordo com a IATA, antes da Covid-19, os passageiros gastavam em média 1,5 hora nos processos de viagem (check-in, segurança, controle de fronteira, alfândega e retirada de bagagem). Os dados atuais indicam que o tempo de processamento nos aeroportos disparou para 3 horas na hora do rush, com um volume de viagens de apenas 30% dos níveis anteriores à Covid-19. Os maiores aumentos são no faturamento e no controle de fronteiras (emigração e imigração), onde as credenciais de saúde para viagens são verificadas principalmente como documentos em papel.

Segundo a associação, os modelos sugerem que, sem melhorias nos processos, o tempo investido no trânsito aeroportuário poderia chegar a 5,5 horas por viagem, considerando níveis de tráfego de 75% antes do surto de Covid-19, e 8 horas por viagem em níveis de tráfego equivalentes a 100% antes do início da pandemia.

“Sem uma solução automatizada de controles contra Covid-19, podemos ver no horizonte a possibilidade de grandes interrupções nos aeroportos. O tempo médio de processamento e espera dos passageiros já dobrou em relação ao que era antes da crise na hora do rush, atingindo três horas inaceitáveis. E que muitos aeroportos estão empregando funcionários no mesmo nível pré-crise para uma pequena fração dos volumes pré-pandêmicos ", disse Willie Walsh, CEO da IATA.

"Ninguém vai tolerar horas de espera no check-in ou nos procedimentos de fronteira. Precisamos automatizar a verificação das vacinas e testar os certificados antes que o tráfego aumente. Existem soluções técnicas. Mas os governos devem concordar com os padrões para os certificados digitais e alinhar os processos para aceitá-los. E eles devem agir rapidamente ", disse Walsh.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário