terça-feira, 18 de maio de 2021

Transportadores bolivianos firmam acordo para levantar bloqueios em protesto contra Ferrovia Arica-La Paz

 

O governo boliviano e os sindicatos dos transportes terrestres pesados ​​firmaram um novo acordo em 14 de maio para conter os protestos contra os testes-piloto da ferrovia Arica-La Paz, que o setor considerou um "ataque às suas fontes de trabalho". O documento estabelecia que as transportadoras foram "informadas" de que a empresa Ferroviaria Andina S.A. decidiu “livre e voluntariamente” suspender os testes da ferrovia no trecho entre o Terminal Puerto Arica (TPA) e o departamento boliviano de La Paz, informou a EFE.

Desta forma, uma das principais partes da ata da reunião do Ministro das Obras Públicas, Edgar Montaño, com os dirigentes dos sindicatos em protesto em Cochabamba, assinala que “as transportadoras estão empenhadas em levantar os bloqueios no diferentes pontos do território nacional ”e que serão instaladas“ mesas de trabalho ”e“ fiscalizações ”para identificar as principais dificuldades ao nível da logística de transportes que começará a desenvolver-se em Junho, a par de outros pontos como a celeridade dos procedimentos, entre outras.

Ressalte-se que este é o segundo acordo que ambas as partes assinam em relação à Estrada de Ferro Arica - La Paz, o que levou os cargueiros pesados ​​a declararem greve por tempo indeterminado após considerarem que a habilitação do trem afeta pelo menos 2.000 dos quase 10.000 afiliados ao setor. Apesar da assinatura de um documento inicial, a greve e os bloqueios de estradas continuaram a ponto de afetar a principal rodovia que liga o oeste com o leste da Bolívia.

Cabe recordar que la semana pasada, se realizaron las pruebas de operaciones del ferrocarril tanto en el lado chileno como boliviano, que se restituyó luego de casi 16 años, y que concluyeron con el arribo pasado sábado del ferrocarril a suelo boliviano con 442 toneladas de bobinas de aço.

Além disso, os ferroviários vinculados a este projeto manifestaram-se com uma manifestação em Potosí, no sudeste da Bolívia, para ratificar um pronunciamento anterior no qual consideravam que a ferrovia aumentaria o fluxo de carga e que não era verdade que sua reativação aumentaria causar danos ao transporte rodoviário de mercadorias.

A ferrovia entre Arica e La Paz guarda uma relação histórica com a polêmica secular sobre o acesso ao mar entre a Bolívia e o Chile, pois constitui um aspecto importante que aparece no tratado de 1904 que os dois países assinaram após a Guerra do Pacífico. final do século 19.

 

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