quinta-feira, 20 de maio de 2021

Armadores pedem à OMI que acelere etapas para descarbonização do setor marítimo

 

As linhas de navegação Maersk, Hapag-Lloyd e ONE, bem como Odfjell e Stena Bulk, expressaram seu apreço pelo fato de a IMO se apressar em aumentar sua meta de longo prazo de reduzir as emissões de CO2 pela metade até 2050. Prontamente o CEO da ONE, Jeremy Nixon, confirmou essa crença em uma entrevista com ShippingWatch:

"Esperamos que as metas atuais estabelecidas pela IMO continuem a avançar ao longo deste ano e, como UM, apoiaríamos uma mudança em direção a metas mais ambiciosas. Assumindo que isso seja acompanhado por mais investimento e ajuda do setor. Somos todos alinhados para reduzir as emissões de carbono o mais rápido possível. O desafio para o setor é a rapidez com que podemos desenvolver coletivamente novas tecnologias e combustíveis para conseguir isso em grande escala e o mais rápido possível. "

A OMI pretende rever o atual plano - adotado em 2018 - de descarbonização do transporte marítimo até 2023. A meta de curto prazo da agência é melhorar a eficiência da frota em 40% até 2030, meta que muitos já cumprem, o que em parte tem motivado apelos do setor para aumentar a velocidade do processo de descarbonização, cujos objetivos serão ser discutido na reunião MEPC em junho.

A Hapag-Lloyd afirmou que a meta da IMO deve ser acima de 50%: "Apoiamos absolutamente uma ambição crescente, mas isso exigirá um rápido progresso tecnológico, pois a viabilidade dependerá das opções de combustível disponíveis.", Disse Rolf Habben Jansen, CEO da empresa de navegação.

Algumas das iniciativas lançadas nos últimos anos em favor da neutralidade de carbono do transporte marítimo em termos de tecnologia e combustíveis, incluem Singapura, um país que criou recentemente um Centro de Descarbonização no qual participam atores relevantes como ONE, Eastern Pacific Shipping e BW Group .

 

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