segunda-feira, 31 de maio de 2021

Antaq divulga estudo mostrando expansão de 20% na navegação interior e de 6% na cabotagem

 

O estudo Radiografia do Transporte de Cargas na Costa e Navegação Interior no Brasil por meio de Estudos Simplificados, divulgado pela ANTAQ, revelou que houve aumento de 20,7% no indicador de TKU (toneladas úteis por quilômetro) para hidrovia transporte e 6% na cabotagem em 2019 em relação a 2018. O período foi o último com resultado concluído.

O levantamento apresentou a estimativa de 2019 da demanda por transporte fluvial de carga, expressa em TKU, nos corredores fluviais brasileiros dos rios Solimões-Amazonas, Madeira, Tocantins-Araguaia, Paraguai, Paraná-Tietê e Hidrovia do Sul, e as principais rotas ao longo da costa, individualizada pelos principais pares de origem e destino da navegação interior da rota longitudinal e cabotagem.

O indicador TKU é utilizado na representação quantitativa do desempenho dos modais de transporte aplicáveis ​​ao planejamento, monitoramento e fiscalização da atividade econômica, bem como às atividades de interesse público e privado. T é, por definição, a carga útil total transportada na rota, ou seja, apenas o peso da carga, sem considerar a tara do equipamento utilizado. Já o TKU é determinado multiplicando-se a tonelada útil transportada pela distância percorrida.

Na cabotagem, em 2019, o indicador TKU foi de 223.370 milhões de t-km, 6,03% a mais que em 2018 (210.660 milhões de t-km), retomando a tendência de crescimento persistente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário