quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Operadores portuários chineses se expandem de modo agressivo sem precedentes

       As perspectivas para o crescimento global da demanda nos portos operadores de contêineres estão mais otimistas e os atores chineses desse mercado lideram um processo de aquisições de terminais de maneira agressiva e com um alto nível de confiança. Nesse sentido, os principais acordos de fusões e compras de companhias do segmento estão modificando o panorama, confirmando uma tendência, informou reportagem do Anual Global de Terminais Operadores de Contêineres 2017, estudo desenvolvido há 15 anos pela consultora Drewry.
       A previsão da Drewry é mais do que positiva, mostrando crescimento de 4% em relação a 2016. O estudo aponta ainda que serão agregados 152 milhões de teus de transferência portuária até 2021. O resultado será consequência do melhoramento das taxas portuárias, a partir do segundo semestre do ano passado e que se segue em 2017. A consultora elencou também como fator positivo uma perspectiva mais favorável para a economia global neste e nos próximos anos.
      Entretanto, seguem existindo diversos riscos e incertezas atualmente, como as tensões no Oriente Médio e na Coréia, a postura protecionista e a imprevisibilidade de administrações como a dos Estados Unidos, de Donald Trump e o impacto do Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia).
     Uma das razões apontadas para se projetar que a capacidade portuária para contêineres em todo o mundo aumentará se baseia na elevação das taxas já confirmadas. Espera-se, ainda, que os níveis médios de ocupação nos terminais e navios da mesma forma cresça.
      O analista senior da Drewry, Neil Davidson, afirmou que "ainda que certamente haja alguns sinais alentadores para as perspectivas de crescimento da demanda, o perfil de risco para os operadores de terminais aumentou e a maioria dos atores globais tradicionais continuam cautelosos. A exceção, são aquelas companhias portuárias chinesas que estão investindo em expansão tanto na China como em outros países, de um modo agressivo sem precedentes."
         A atividade de fusões e aquisições no setor portuário está em um nível alto. Cerca de US$ 3,100 milhões em acordos foram alcançados até agora em 2017, impulsionados por operadores como Cosco Shipping Ports e China Merchants Ports. No ano passado, mais da metade das aquisições de operadores globais de terminais internacionais foram realizadas por empresas chinesas. O entendimento é de que as companhias do país asiático estão preparadas para assumir a liderança mundial do segmento.
      

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