terça-feira, 8 de agosto de 2017

Manifestação de caminhoneiros muda rota de embarques de carne suína gaúcha

         As manifestações de caminhoneiros no Rio Grande do Sul vai fazer as exportações de carne suína migrarem para o Porto de Itajaí, em Santa Catarina. A decisão é das indústrias do setor, que seguem tendo dificuldades de fazer a carga chegar ao terminal marítimo de Rio Grande, assim como também não conseguem levar contêineres vazios para as unidades.
         O superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco, disse que o movimento permanecia aquém do normal, com redução de 50%, por conta do temor de represálias, como pedras e ameaças, a quem se aventurar cruzar as estradas. Nesta segunda-feira, 7, ele iria se reunir com o secretário da Segurança Pública do Estado na busca por estratégia capaz de garantir a normalidade do tráfego.
         "Ficamos muito abatidos com a mudança de porto, sabemos como é difícil conseguir uma carga e, para perdê-la, pode ser em um estalar de dedos", desabafou Branco. Aproximadamente 30% da produção gaúcha de suínos é exportada. São cerca de 3,8 mil toneladas por semana, 15 mil por mês. A maioria dos embarques, em torno de 80%, ocorre pelo terminal gaúcho.
         "É aceitável que só o Rio Grande do Sul tenha esse problema? Isso não está ocorrendo em outros estados", indagou o diretor-executivo do Sips (Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS), Rogério Kerber. A mudança certamente trará prejuízos ao Estado. A decisão ocorre porque as empresas estão tendo dificuldades para escoar a produção destinada ao mercado internacional.
         O mesmo está acontecendo com o segmento de aves, que tem o exterior como destino de 45% do itens processados. "A situação ainda está critica. Se essa questão não se resolver em mais um dia, pode impactar a produção das indústrias, principalmente as que exportam", advertiu o diretor-executivo da Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura), José Eduardo dos Santos. Os caminhoneiros protestam pedindo reajuste nos fretes e outras medidas.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário