segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Agroconsul prevê crescimento das exportações de carne bovina abaixo do esperado

         As exportações de carne bovina do Brasil deverão aumentar 10 % ante o ano passado, para 1,5 milhão de toneladas em 2017, mas o crescimento será menor do que o projetado anteriormente, de acordo com avaliação da consultoria Agroconsult, divulgada no final da semana passada. Na avaliação anterior, a consultoria estimava que as exportações de carne bovina do Brasil crescessem em 20%.
         No entanto, uma série de problemas, incluindo o escândalo envolvendo fiscalização sanitária denunciado pela Operação Carne Fraca, prejudicou as operações dos maiores processadores de carne do Brasil. A interpretação foi feita pelo analista de pecuária da Agroconsult, Maurício Nogueira.
         A avaliação foi apresentada durante conferência sobre a expedição técnica Rally da Pecuária.
A delação dos irmãos Batista, da gigante JBS, também influenciou as previsões, disse Nogueira.
Com o escândalo, muitos pecuaristas endureceram as negociações com a JBS, exigindo pagamentos à vista, preocupados com a saúde financeira do grupo.
         “Considerando o tamanho da JBS, isso afetou toda a cadeia produtiva”, disse ele.
Paralelamente, a Agroconsult informou que a produção de carne bovina do Brasil deverá totalizar 9,4 milhões de toneladas em 2017, ante 10,1 milhões de toneladas na previsão anterior e 9,1 milhões de toneladas em 2016.
       Com uma fraca demanda no mercado doméstico adicionando pressão para a indústria, disse Nogueira, a projeção de abates no país foi revisada para baixo, para 39,5 milhões de cabeças, neste ano. A expectativa era de 40,4 milhões na projeção de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário