terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Elog reduz tempo de espera no Porto Seco de Uruguaiana (RS)



Uma nova dinâmica de trabalho reduziu o tempo de espera dos clientes que utilizam o Porto Seco de Uruguaiana (RS), administrado pela Elog. A mudança teve início depois de um mapeamento detalhado do processo de entrada na unidade da cidade, onde foi analisado o motivo pelo qual o motorista não ocupava o lugar indicado para estacionar quando entrava na unidade. As melhorias surgiram de um reconhecimento interno. Uma equipe de nove funcionários apresentou essa sugestão no Programa de Melhoria Contínua, implantado pela Elog em 2013. O novo procedimento conquistou, em função dos resultados obtidos, o primeiro lugar no 1º Prêmio de Melhoria Contínua, promovido este ano pela diretoria da Elog. As sugestões puderam ser dadas por qualquer colaborador da Elog, visando trazer soluções de problemas e melhoria de processos, focando no combate a desperdícios e aumento da produtividade. Entre as principais razões de estacionar fora do local indicado estavam a preferência dos motoristas por pararem em determinados locais (sombras, próximo a banheiros, próximo aos colegas e outros) e a reação em cadeia que o descumprimento do box indicado deixava, pois, quando o motorista seguia até o ponto recomendado e outro veículo já estava lá, ele ocupava um novo lugar, que acabava por ser indicado para outro transportador, e assim por diante. A solução proposta foi a de fazer uma inversão no processo. Ao invés da Elog sugerir o box para estacionamento, o motorista ficou livre para parar no ponto de sua preferência, desde que comunicasse à administração a sua localização, para que a informação fosse registrada em sistema.  Com apoio da Receita Federal, da ABTI, do SINDIMERCOSUL e dos motoristas, o novo procedimento foi adotado, e desde então os resultados obtidos com o projeto foram positivos. Notou-se um aumento significativo do indicador de acuracidade de pátio - ou seja, o sistema passou a registrar a informação precisa. As fiscalizações de veículos realizadas no pátio se tornaram mais ágeis, bem como a entrada dos caminhões, já que não há mais fila para cadastro na entrada, o que tornou o processo mais rápido e, consequentemente, reduziu as  filas. “Somente em outubro, o indicador de acuracidade ficou em 99%, a redução do tempo de inventário caiu em 60% e o atendimento na entrada foi reduzido em 20 segundos por veículo”, afirmou Flávio Evaristo, gerente do Porto Seco Uruguaiana.

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