segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Movimentação de cargas ferroviárias no Chile entre 2019 e 2027 dobrará chegando a 20 milhões de toneladas

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou os investimentos regionais em matéria ferroviária que se realizaram no país durante este governo por meio do programa "Chile sobre Trilhos", promovido pela Companhia Ferroviária Estatal (EFE). Revelou que o programa deverá fazer o transporte de cargas entre 2019 e 2027 crescer de 10 milhões para 20 milhões de toneladas por ano.

A EFE completou esta semana 138 anos e está a desenvolver um importante plano de renovação de infra-estruturas a nível nacional, que contempla a implementação de novas passagens de nível com barreiras automatizadas, o diagnóstico e reabilitação de pontes com mais de 12 metros de extensão. Da rede e a renovação de a ferrovia em múltiplos setores, o que permitirá aumentar progressivamente a velocidade de circulação dos serviços, com investimento estimado em US$ 1,8 bilhão até 2027.

Cabe lembrar que o programa “Chile on Rails” foi anunciado pelo presidente em setembro de 2019 e considera um plano de investimentos de longo prazo, de mais de US$ 5.500 milhões até 2027, o que permitirá triplicar o número de passageiros transportados; contar pela primeira vez na história com toda a frota de novos trens de passageiros em todo o país; dobrar a carga transportada e consolidar a EFE como empresa financeiramente sustentável.

“Toda a frota de trens está sendo renovada e é por isso que estamos tendo no Chile um renascimento do trem com saudades do passado, mas com a tecnologia do futuro”, destacou o Chefe de Estado em 7 de janeiro durante uma visita a da região de O'Higgins, acompanhado da Ministra dos Transportes e Telecomunicações, Gloria Hutt, e do presidente da EFE, Pedro Pablo Errázuriz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário