segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Baixo nível de vazão das águas prejudica passagem dos navios na Hidrovia do Rio Paraná, na Argentina


Os baixos níveis de vazão do rio Paraná estão comprometendo a navegação dos navios, fazendo com que tenham que carregar menos cargas para viajar com segurança. Esta situação afeta principalmente a atividade agroindustrial dos pólos Gran Rosario e Gran San Lorenzo na Argentina, setor que representa a maior entrada de dólares para a Argentina, informou El Ciudadano.

Segundo relatório do Instituto Nacional de Estatística e Censos, o setor agroindustrial respondeu por 39,9% das exportações em 2021, seguido por Manufaturas de origem industrial (30,2%), produtos primários (21,5%) e Combustíveis e Energia (8,4%) .

No último mês de agosto, a Bolsa de Valores de Rosário (BCR) explicou que a vazante do rio Paraná e a retração da indústria do petróleo e a paralisação das atividades durante os 21 dias que durou o conflito salarial liderado pelo Sindicato do Petróleo, o Sindicato dos Receptores Grãos e anexos e a Federação Industrial, pregaram uma peça no Gran Rosario.

“Se nos referimos ao setor industrial, tudo o que é transporte por navio é muito complicado”, diz Emilce Terre, chefe de Informação e Estudos Econômicos do BCR, e afirma que “a carga de barcaças que chega em nossa área, na Grande Rosário , oriundos de países vizinhos ou do norte do país, afetam fortemente as exportações argentinas, pelo que esta situação não deverá alterar os preços internos do mercado argentino, mas determinará um aumento dos custos de exportação , de grãos argentinos no mercado internacional.

Da mesma forma, Terre esclarece que notaram uma queda na carga média dos navios: “no último trimestre de 2021 a carga média de um navio foi de 30.400 toneladas, quando a média é de mais de 33.700", lamenta.

 

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