quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Plataforma digital poderosa da China está uma década adiantada em relação aos países ocidentais


A Logink, desenvolvida desde 2007, é uma organização sem fins lucrativos supervisionada pelo Ministério dos Transportes da China e cujas ligações crescentes com portos e redes de logística no exterior estão começando a chamar a atenção em Washington. É que seu alcance internacional destaca um campo crítico para a economia mundial no qual o Oeste fica atrás da China: digitalização de dados de carga, revelou reportagem do Wall Street Journal.

A janela da Logink para o comércio global "pode ​​dar ao detentor dos dados um tesouro de inteligência de segurança nacional e interesse econômico", disse Michael Wessel, comissário da Comissão de Revisão Econômica e Segurança do Congresso EUA-China, que na semana passada lançou um estudo do sistema.

Oficialmente chamada de Plataforma Nacional de Informações Públicas para T,ransporte e Logística, a Logink cresceu durante anos na China, beneficiando-se da escala da economia e agregando dados de carga e informações financeiras de empresas de manufatura e transporte e de terras. Em 2010, a Logink começou a formar parcerias com portos na Ásia, prometendo fluxos comerciais mais rápidos. Mais recentemente, ele se conectou aos portos de Belt e Road e aos sistemas de dados de carga na Europa e no Oriente Médio.

A capacidade do Logink de compartilhar informações internacionalmente "atende à estratégia nacional de Belt and Road, de acordo com seu site, e se tornou uma 'janela' para a China integrar a troca de informações de logística internacional".

As preocupações acerca de Logink são similares a das empresas de telecomunicações chinesas Huawei Technologies Co. y ZTE Corp.: todas levam dados de outras partes que as autoridades de Pequim poderíam explorar en beneficio do gigante asiático ou em detrimento de quem se comunicar por meio de redes. Ao processar os dados que cruzam o Logink, a China pode identificar e explorar faltas, excessos e tendências mais cedo do que outros, dizem funcionários do setor.

"O risco mais óbvio do Logink é que ele pode ajudar as empresas chinesas a crescerem mais rápido devido ao seu conhecimento de dados", disse Mees van der Wiel, consultor de negócios da Portbase, a rede de dados digitais do porto de Rotterdam, o maior porto da Europa.

 

 

 

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