terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Analistas apontam que MSC ultrapassa a Maersk e se torna a maior armadora do mundo


Os analistas marítimos apontaram com bastante antecedência que a MSC estava a caminho de superar a Maersk como a empresa de navegação com a maior capacidade de carga. De acordo com vários relatos, isso teria ocorrido na semana recente, visto que a MSC continuou a receber entregas de capacidade de segunda mão adquirida recentemente, bem como de novas embarcações. De acordo com dados da Linerlytica, a MSC teria ultrapassado a Maersk em 24 de novembro, quando o navio porta-contêineres "Susan Maersk" foi rebatizado de "MSC Fie".

A MSC geralmente não informa sobre suas transações e pedidos de construção, deixando esse terreno para corretores e especialistas do setor. É assim que as notícias ligam a linha de navegação aos pedidos de navios de contêineres ultra-grandes feitos no início deste ano na China, e recentemente a empresa acredita-se que esteja por trás de várias compras de navios mais antigos.

Há duas semanas, o grupo chinês Yangzijiang Shipbuilding realizou as cerimônias de entrega de dois porta-contêineres de 12.200 TEU, o "MSC Alanya" e o "MSC Rayshmi", que estavam sendo construídos como parte de uma nova classe de navios. O primeiro desta série foi entregue em setembro de 2021, o "MSC Carole". A estes se somam dois outros ainda em construção na China.

Estima-se que os novos porta-contêineres, juntamente com a possível entrega de navios usados, teriam impulsionado a MSC para a posição de topo, mudando a situação de oito meses atrás, quando estava posicionada atrás da Maersk com 225 mil TEUs.

A Alphaliner, em seu Top 100, continua colocando a Maersk em primeiro lugar, colocando a vantagem de apenas 10.929 TEUs (equivalente a um navio Neopanamax) enquanto ambas as companhias marítimas têm 16,9% do mercado. A Maersk possui uma frota total de 731 navios, com capacidade total de 2,5 milhões de TEUs, dos quais 323 são próprios e 408 (com 1,8 milhão de TEUs) operam em regime de afretamento. A Maersk possui 225.100 TEUs novos pedidos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário