segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Maersk apresenta projeto para oito novos porta-contêineres de 16 mil teus, pioneiros, movidos a metanol

A Maersk apresentou o projeto de oito navios porta-contêineres de 16.000 TEU, pioneiros no setor e movidos a metanol neutro em carbono. A empresa de navegação explicou que, ao projetá-los, o objetivo era garantir que os novos navios pudessem atender aos seus usuários de forma mais inteligente, ao mesmo tempo que contribuíam para seus objetivos de transporte neutro em carbono.

Esse projeto, qualificado pela Maersk como único no setor, melhora a eficiência energética em 20% por contêiner transportado, em comparação com a média do setor para navios desse porte. Além disso, espera-se que toda a série economize cerca de um milhão de toneladas de emissões de CO2 por ano, oferecendo transporte neutro em carbono em escala nas rotas de navegação.

As embarcações terão 350 metros de comprimento e 53,5 metros de largura, e sua aparência será significativamente diferente do que foi visto até agora em navios porta-contêineres maiores. A acomodação da tripulação e a ponte serão localizadas na proa para permitir uma maior capacidade do contêiner. A chaminé ficará na popa, e apenas de um lado do navio, o que proporcionará mais espaço para a carga. Esta separação entre o alojamento e a chaminé também melhorará a eficiência da porta.

Demorou quase cinco anos para ser concluído e tudo isso atravessou um território inexplorado de design naval. Para tornar este novo design possível, vários desafios tiveram que ser enfrentados. Em primeiro lugar, o conforto da tripulação tinha que ser garantido com acomodações localizadas neste local mais exposto. Além disso, a resistência adequada do casco também era um parâmetro importante a ser salvaguardado, visto que o bloco de acomodação freqüentemente funciona como um "reforço" para o casco quando colocado mais para trás. Novas disposições tiveram que ser desenvolvidas para botes salva-vidas e luzes de navegação, bem como novas câmeras para apoiar a visão do capitão durante a navegação.

A série, construída pela Hyundai Heavy Industries, apresenta uma configuração inovadora de motor bicombustível que pode funcionar com metanol e combustível convencional com baixo teor de enxofre. Graças à sua capacidade de combustível, os navios serão capazes de fazer uma viagem completa de ida e volta, por exemplo Ásia-Europa, com metanol amigo do ambiente.

O primeiro navio está programado para entrar em operação no início de 2024. Esperamos levar esses navios pelos oceanos do mundo e continuar a trabalhar na criação de novas soluções para melhorar a eficiência da futura cadeia de suprimentos de nossos clientes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário