segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Estaleiros da Coréia do Sul receberam 58% das encomendas de construção de navios em nível mundial no mês passado


Os estaleiros sul-coreanos responderam por 58% dos pedidos globais de navios em novembro, ficando em primeiro lugar pelo segundo mês consecutivo. O preço médio por unidade de navios encomendados das construtoras sul-coreanas foi 3,5 vezes maior do que o das construtoras chinesas, já que a primeira se concentrou em navios de alto valor agregado, como navios de gás natural liquefeito (GNL), informou a BusinessKorea.

Em detalhe, a Coreia do Sul obteve 770.000 toneladas compensadas brutas (CGT), correspondendo a 58% dos 1,32 milhões de CGT encomendados em todo o mundo em novembro, conforme relatado em 7 de dezembro Clarkson Research. Durante o mesmo período, a China registrou 460.000 CGT (35%).

A Coreia do Sul também venceu a China na qualidade dos pedidos. O preço médio por unidade dos navios encomendados da Coreia do Sul foi de US $ 123 milhões, 3,5 vezes superior aos US $ 35 milhões dos estaleiros chineses. A China conquistou um grande número de contratos de navios porta-contêineres graças à sua competitividade de preços, enquanto o esteio dos estaleiros sul-coreanos eram os navios-tanque de GNL, que requerem tecnologia mais avançada do que os navios porta-contêineres. Assim, os navios-tanque responderam por 45% das encomendas mundiais de navios em novembro.

Em nível global, os pedidos de navios acumulados de janeiro a novembro deste ano chegaram a 45,7 milhões de CGT, 138% a mais que os 18,97 milhões de CGT do ano anterior. A China ficou em primeiro lugar, com um volume de pedidos de 21,92 milhões de CGT (918 embarcações e 49%), seguida pela Coreia do Sul, com 16,96 milhões de CGT (397 embarcações e 38%) e o Japão, com 3,93 milhões de CGT (203 embarcações e 9%) .

Por sua vez, a Samsung Heavy Industries anunciou que obteve um pedido de três navios-tanque de GNL no valor de US $ 270 milhões por unidade. Este último pedido elevou a carteira de pedidos da empresa em 2021 para 78 navios no valor de US $ 11,8 bilhões, o que é 30% a mais do que sua meta anual de US $ 9,1 bilhões.

 

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