quarta-feira, 27 de setembro de 2017

New Fortress Energy compra projeto de usina térmica a base de GNL da Bolognessi

         O projeto da usina térmica abastecida com GNL (gás natural liquefeito), em Rio Grande (RS), anunciado em 2009, foi comprado por uma empresa ligada a um fundo de investimento que administra ativos de US$ 72 bilhões. O aporte previsto para a termelétrica de 1,3 mil megawatts (MWM) é de US$ 1 bilhão.
         A New Fortress Energia revelou nesta terça-feira, 26, a compra do projeto conhecido como Regás, por incluir uma operação de regaseificação. O gás é liquefeito ao ser submetido a temperatura de 162ºC negativos e alta pressão, para permitir transporte em navios.
         Quando chega, o gás é aquecido e despressurizado para retornar ao estado gasoso. Até agora, o plano era da Bolognesi Energia, companhia gaúcha ligada à construtora do mesmo nome. Em comunicado, o diretor-gerente da New Fortress Energy, Brannen McElmurray, disse que trabalha com a Bolognessi e parceiros locais para obter aprovações pendentes para que o projeto possa ser bem-sucedido.      
         Segundo Marcos Tavares, que ajudou a conceber o projeto, a New Fortress atua na estração de shale gas (gás de xisto) nos Estados Unidos. Como opera de forma integrada, teria controle sobre o custo. Reuniria ainda mais condições de administrar a complexa logística, que prevê regaseificação em um navio ancorado. A empresa tem empreendimentos na Flórida e uma parceria público-privada na Jamaica.
        A companhia informou que não depende de financiamento. Usará capital próprio e depois buscará remuneração. O projeto passou por leilão federal em 2014, primeira condição para se tornar viável. Contudo, esbarrou na baixa capacidade de captação de recursos da Bolognessi. A previsão é de começar a gerar energia em janeiro de 2021. O governo estadual comprometeu-se a fornecer as licenças ambientais necessárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário