quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Anac autoriza grupo chinês a participar do capital da concessionária do Galeão

      A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou o grupo chinês HNA, acionista da companhia de aviação portuguesa TAP, a participar do capital da concessionária do Aeroporto Internacional Tom Jobim-Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), o segundo do Brasil em movimentação de passageiros.
         O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) já havia dado a autorização em Agosto. Agora, foi a vez da ANAC aceitar a alteração da composição acionista da concessionária Rio de Janeiro Aeroportos, resultante da compra pela HNA da posição que era detida pela Odebrecht.
         A HNA controlará 51% e  a Changi Airports International, operadora do aeroporto de Cingapura, 49% do consórcio privado que controla 51% do aeroporto do Galeão. Os restantes 49% permanecem nas mãos da empresa pública de gestão aeroportuária Infraero.
        O negócio entre a HNA e a Odebrecht, concretizado em Julho passado, implicou um investimento direto de cerca de 14 milhões de euros. Mas o grupo chinês ficou obrigado a pagar cerca de 279 milhões de euros para pagar os direitos de licença da infra-estrutura.
        O grupo HNA, que controla várias companhias aéreas na China, é o maior acionista da brasileira Azul (e, em consequência, acionista da TAP). No setor aeroportuário, controla a Swisssport, um dos maiores operadores de handing em nível mundial, e recentemente adquiriu o aeroporto de Frankfurt-Hahn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário