quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Guerra de preços nos fretes no transporte de contêineres ameaça voltar, adverte Alphaliner

        Os tambores da guerra de preços entre as companhias de navegação voltaram a rufar, ameaçando a disciplina na oferta e nos fretes nos navios conteneiros. O fenômeno havia surgido com o fim da sul-coreana Hanjin, há cerca de um ano. Contudo a situação estava tranquila nos últimos meses. As informações constam do relatório semanal divulgado nesta quinta-feira, 14, pela consultoria Alphaliner.
         Os analistas da consultora observam que demorou um ano para liberar completamente a tonelagem do extinto transportador sul-coreano. Apenas um único navio anteriormente operado pela Hanjin permanece inativo: o Orion, porta-contêineres de 1 647 teus. propriedade da Alpha Ship. 
       “A rápida redução da frota inativa desde Abril e as entregas continuadas de navios ULCS, com capacidade entre 14 000-21 000 teus, adicionaram mais de um milhão de teus à frota ativa desde setembro do ano passado”, indicam desde a Alphaliner.
       Embora a forte procura tenha mantido os níveis de utilização da frota acima de 90% na maioria das rotas este ano, espera-se que o início, em Outubro, da temporada baixa de Inverno pressione os preços médios dos fretes, avisa a Alphaliner.
       “A trégua de preços dos fretes que as operadoras têm amplamente respeitado desde a saída súbita de Hanjin há um ano, parece estar agora a desmoronar-se. Os cortes nos preços imediatamente antes das férias de Outubro na China indiciam ainda mais a instabilidade, já que as transportadoras continuam a empurrar-se por quota de mercado”, refere o relatório semanal da consultora.
        O Shanghai Containerized Freight Index (SCFI) registrou seis semanas consecutivas de declínio e, apesar da forte procura da temporada alta, as companhias não conseguiram aumentar os preços médios dos fretes em Agosto e início de setembro, algo que a Alphaliner descreveu como um “sinal claro” de que a baixa de preços estará para vir de novo.

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