segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Navio derrama 100 litros de óleo no mar no litoral sul de São Paulo

         Um acidente na madrugada deste domingo, 10 de setembro, no Porto de Santos, litoral sul de São Paulo, provocou o derramamento de 100 litros de óleo no mar. Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) instalaram barreiras absorventes de contenção para tentar recolher o produto e evitar que o material se espalhe pelo canal do estuário.
         Segundo a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), uma mangueira acoplada ao navio Amber Champion (IMO: 9637210) para retirada do óleo usado estourou por volta de 3h30, quando a embarcação estava atracada no Armazém 19.
        A Cetesb informou que a transferência do material estava sob responsabilidade da Atlantic Oil, especializada em remoção, transporte, eliminação e gestão de resíduos líquidos contaminados. A reportagem tentou contato com a sede da empresa em Santos, mas não houve resposta. 
        A companhia responsável pelo navio, o comandante da embarcação e a empresa que fazia a retirada do óleo foram notificadas sobre o acidente. A Cetesb e Capitania dos Portos avaliam a situação e possíveis punições.
       O navio Amber Champion atracou no Porto de Santos às 19h56 desta sexta-feira, 8, carregado com açúcar a granel. A embarcação de bandeira de Hong Kong é operada no cais santista pela agência Fertimport. Construída em 2013, o navio tem 200 metros de comprimento, 32 de largura e capacidade para transportar 36 mil toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário