quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Autoridades e executivos de Santos visitam portos da Bélgica

        Autoridades e executivos do Porto de Santos iniciam nesta quarta-feira (27) uma série de visitas técnicas aos principais complexos marítimos da Bélgica com o objetivo de estudar seus planos de desenvolvimento, estratégias para a atração de novos negócios e projetos de sustentabilidade. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e dirigentes de órgãos federais acompanharão o grupo durante parte da programação. 
         Estão previstos reuniões com diretores das autoridades portuárias e órgãos de qualificação profissional e, também, encontros com empresários dos setores logístico e de operação portuária. A agenda prossegue até sexta-feira (29).
         Entre os participantes da comitiva santista, estão diretores de terminais de contêineres (Brasil Terminal Portuário, Ecoporto Santos e Rodrimar), de instalações de granéis sólidos (Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita, o Tiplam) e líquidos (Ultracargo) e da Praticagem de São Paulo. Também estão presentes o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de Sâo Paulo (Codesp), José Alex Oliva, e o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini.
         A agenda engloba visitas ao maior porto belga e segundo da Europa, Antuérpia (foto), e aos complexos de Gante, que se destaca por sua rede de acessos rodoviário, ferroviário e hidroviário, e Zeebrugge, conhecido por suas instalações de águas profundas, por ser o líder europeu em operações de ro-ro (no qual as cargas são embarcadas ou desembarcadas em caminhões ou plataformas móveis) e o maior do mundo no carregamento e descarga de veículos.
         A viagem complementa a programação da 15ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, realizado pelo Grupo Tribuna e Una Marketing de Eventos nos últimos dias 11 e 12, em Santos. O evento, consolidado como um dos principais seminários portuários do País, debate as estratégias de desenvolvimento do cais santista, encerrando com uma visita técnica a complexos marítimos internacionais.
         A comitiva do Santos Export já foi recebida em portos dos Estados Unidos, Canadá, Panamá, Espanha, Franca, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Itália, Emirados Árabes Unidos e China.
A escolha da Bélgica neste ano é estratégica, especialmente diante dos desafios vividos por Santos e pelos demais portos brasileiros para melhorar seus acessos logísticos e otimizar os modelos de gestão, questões já enfrentadas e superadas no país europeu. 
         Antuérpia, Gante e Zeebrugge são referências por suas redes de transporte, plenos de integração com as comunidades locais, qualificação profissional e administração - cada um deles é gerido por empresa pública autônoma controlada por sua respectiva cidade.

         A agenda da delegação do Santos Export terá início na manhã desta quarta-feira (27), com uma visita ao Porto de Gante. Estão previstas reuniões com representantes da autoridade portuária e a ida às instalações marítimas.
         Na quinta-feira, o grupo se une à comitiva do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e seguem para Antuérpia, onde serão recebidos pelo embaixador do porto, Frank Geerkens. Em seguida, haverá debates com especialistas sobre as condições de conectividade entre a área portuária e sua hinterland (região atendida por suas operações), intermodalidade, ações ambientais e projetos de qualificação de mão de obra.
         Depois, acompanhados por representantes da autoridade portuária, os executivos e as autoridades brasileiras vão visitar terminais e novas instalações do complexo, como o novo cais destinado às operações de frutas. 
         À tarde, os participantes vão conhecer o Centro de Coordenação do Porto de Antuépia, postos de inspeção fronteiriça e empreendimentos de integração entre a cidade e o complexo.
         Na próxima sexta-feira (29), último dia da programação, o grupo do Santos Export terá como destino o Porto de Zeebrugge, na cidade de Brugge, onde irão se reunir com dirigentes do complexo e visitar suas instalações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário