sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Ministro quer ampliar exportações de produtos de maior valor agregado para a China

         O ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi, acompanhará o presidente Michel Temer na 9ª reunião de Cúpula do Brics, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que acontecerá de domingo (3) a terça-feira (5) na cidade de Xiamen (foto), província de Fujian, na costa sudeste da China. Segundo ele, o encontro servirá para aprofundar a cooperação econômica entre os países do bloco.
         A China é o maior comprador dos produtos do agronegócio brasileiro. Só de soja importou 39,4 milhões de toneladas de grãos de janeiro a julho, o que gerou uma receita de US$ 14,86 bilhões. "O Brasil deverá provocar o governo chinês na questão do comércio, que precisamos ampliar para abrirmos mais espaço para vender mais para eles", disse o ministro no comunicado.
         Apenas a soja em grão entra na China sem tarifa; sobre a importação de óleo e farelo o país asiático aplica uma taxa. "O Brasil tem que industrializar mais e vender produtos com maior valor agregado para eles. Teríamos que ter uma cota de produtos para vender dentro da China, destacou."
        Na avaliação de Maggi, também é possível ampliar a participação das carnes brasileiras no mercado chinês. Atualmente, há limitação de plantas frigoríficas para exportar à China. "Isso pode ser ampliado para que possamos fornecer mais alimentos para eles. É nessa direção que temos que avançar."
         O Fórum de Negócios dos Brics será aberto neste domingo (3). Na segunda-feira (4), está prevista a reunião dos líderes dos Brics. Na parte da tarde, ocorrerá o Diálogo dos líderes com o Fórum de Negócios dos Brics. No último dia, terça (5), haverá o Dialogo de Mercados Emergentes e Países em desenvolvimento.
        O Seminário de Oportunidades de Investimentos no Brasil, que acontece na sexta (1º) e no sábado (2), em Pequim, terá a participação, além de Maggi, dos ministros Maurício Quintella (Transportes) e Fernando Coelho Filho (Minas e Energia).
        Conforme o ministério, serão realizados encontros com investidores e fundos, quando será apresentado o portfólio de oportunidades nos mais variados segmentos do agronegócio brasileiro. No encontro em Pequim, os participantes poderão degustar cachaças, cafés especiais, confeitos e churrasco brasileiros.
         Além de Maggi, a delegação do Ministério da Agricultura é formada pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro e Silva, e pelo diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Evaldo da Silva Júnior. A missão viaja nesta quarta (30) e volta ao Brasil na próxima quinta-feira (7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário