O número de contêineres com importações dos EUA caiu pelo segundo mês consecutivo, marcando uma das maiores quedas anuais já registradas, com a consolidação das políticas tarifárias do presidente americano, Donald Trump.
O analista do setor, John McCown, em um relatório mensal baseado nos 10 maiores portos dos EUA, observou que os volumes de contêineres de importação caíram 7,9% em junho em comparação com o ano anterior, após uma queda de 6,6% em maio, segundo a Bloomberg.
As quedas mais do que compensaram um aumento de quase 10% vinculado aos avanços nos estoques de abril, deixando o segundo trimestre com queda de 1,8% na comparação anual. "A queda em 2025 será impulsionada pelas tarifas e, infelizmente, não há nada atualmente que sugira que ela será de curta duração", projetou McCown.
Após um aumento de 15% no ano passado, "agora é mais provável que 2025 veja um declínio no volume global anual de entrada", disse McCown, acrescentando que será uma das mudanças anuais mais marcantes no volume de contêineres dos EUA nas seis décadas de história do comércio marítimo de contêineres.
A fraqueza do volume se reflete nas tarifas spot para o transporte marítimo de contêineres da China para a Costa Oeste dos EUA, que caíram por cinco semanas consecutivas, de acordo com Drewry. McCown, por sua vez, disse ter conhecimento de apenas dois períodos de declínio anual no volume — durante a crise financeira global e a pandemia — e ambos foram declínios de curto prazo.
Ele estimou que uma redução de 25% no volume de contêineres dos EUA é "facilmente possível" e se traduziria "diretamente em uma redução de US$ 510 bilhões no comércio anual dos EUA". O valor total da carga conteinerizada movimentada pelos portos dos EUA no ano passado foi de US$ 2,2 trilhões, de acordo com dados da McCown. (imagem do porto Newark/New Jersey)

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