segunda-feira, 28 de julho de 2025

Cai o aumento de capacidade na Rota Ásia/Costa Oeste da América do Norte


 

Os dados mais recentes sobre a implantação de navios apontam que o último aumento de capacidade na rota Ásia-América do Norte (NAWC) diminuiu, retornando a oferta ao nível anterior à pausa tarifária, relata a Sea-Intelligence. De acordo com a consultoria, após o anúncio da pausa na guerra comercial entre China e EUA (a partir de 14 de maio de 2025), houve um aumento no volume de contêineres de importadores americanos, que movimentaram cargas que haviam ficado retidas na China durante as tarifas de 145%.

No entanto, também era esperado que os importadores antecipassem a carga da alta temporada do terceiro trimestre antes do fim da pausa tarifária (12 de agosto). Em resposta, as companhias marítimas planejaram injeções significativas de capacidade para atender ao aumento da demanda. Contudo, a contínua incerteza regulatória fez com que os importadores americanos retraíssem seu otimismo inicial.

Os relatos mais recentes do banco de dados Trade Capacity Outlook (TCO) da Sea-Intelligence agora mostram uma clara mudança na implantação de capacidade planejada pelas companhias marítimas. Revelam a evolução dos planos de capacidade das companhias marítimas desde o início de maio no tráfego Ásia-NAWC. No final de maio, a capacidade média semanal planejada para junho aumentou em 43.000 TEUs/semana em apenas três semanas.

No final de junho, a implantação real estava próxima do projetado antes do anúncio da suspensão tarifária. No final de maio, um aumento significativo havia sido previsto para julho, mas este mês apresentou uma tendência de queda nas últimas semanas devido ao cancelamento de blank sailings pelas companhias marítimas.

Por fim, os planos inicialmente otimistas para agosto também estão apresentando uma clara redução nos dados mais recentes. Para a Sea-Intelligence, os dados são impressionantes: as companhias marítimas inicialmente se mobilizaram para aumentar sua capacidade, prevendo um aumento sustentado na demanda. Esse aumento diminuiu e elas agora estão ajustando sua implantação planejada para se adaptar à realidade da demanda. Para a rota Ásia-NAWC, os planos de capacidade praticamente voltaram à estaca zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário