quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Investimento em modernização reduz em 72% multas no setor de fertilizantes nos portos paranaenses

         A multa sobre estadia para os importadores pelo descumprimento dos prazos de contrato – a demurrage – caiu cerca de 72,3% nos portos do Paraná nos últimos seis anos. Os dados são de um estudo feito pelo Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos) e que foram apresentados, nesta quinta-feira (26), na 13ª Edição do Simpósio Sindiadubos.
          Em 2011, o valor da demurrage por tonelada de fertilizante era de U$ 16,88. Em 2016, o valor da multa sobre estadia caiu para U$ 7,05 por tonelada e, em 2017, para U$4,68 o preço por tonelada, representando uma redução de 72,3% na comparação com 2011. Esta redução representa uma economia de aproximadamente U$ 75 milhões ao ano que deixaram de ser gastos no custo operacional de importação de fertilizantes”, declarou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
          O setor pagou em 2011 cerca de US$ 100,5 milhões em multas sobre estadia. Já em 2016, os valores gastos com a demurrage foram de U$ 34,4 milhões e em 2017, até o mês de setembro U$19 milhões. “Isso representa uma queda de cerca de 66% no valor pago”, explica o gerente executivo do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), Décio Luiz Gomes, e que também representa as indústrias de adubos e corretivos agrícolas do Paraná.
          A redução nos custos sobre estadias referentes à importação de fertilizantes pelo Porto de Paranaguá se deve a melhoria da performance obtida pela Appa para descarga do produto. Segundo ele, a Appa obteve uma melhoria no processo logístico, devido a um conjunto de medidas implementadas, ressaltou Décio. “Entre elas, estão a reforma do cais comercial, o aumento no número de berços destinados à descarga de fertilizantes – que inclui opções de berços alternativos – e a informatização do sistema para emissão de notas fiscais”, afirmou Décio Luiz Gomes.
         O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que a Appa fez um diagnóstico de todo o sistema de descarga de fertilizantes para descobrir onde estavam os principais gargalos, que consumiam tempo e tornavam as operações menos ágeis. Uma das mudanças adotadas pela Appa foi a modernização do processo de conferência das cargas de fertilizantes e a informatização do sistema.
          “Trabalhamos para possibilitar uma melhoria na infraestrutura e na logística de importação. Isso inclui a informatização, a aquisição de novas balanças e as ações conjuntas com os operadores para solucionar os gargalos existentes”, disse Dividino. A instalação das balanças de pré-pesagem e a informatização do sistema com a instalação do Appa Web foram apontadas como medidas que trouxeram maior agilidade à operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário