quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Autoridade portuária do Peru define prioridades para o desenvolvimento integrado do setor

         A Autoridade Portuária Nacional (APN) do Peru traçou os quatro objetivos para focar até o ano de 2025 visando o desenvolvimento do segmento no país. São a infraestrutura portuária, tecnologia integrada, conectividade e logística. O anúncio do plano foi feito pelo presidente da autarquia, Edgar Patiño Garrido, em entrevista coletiva em Lima.
         O dirigente ressaltou que "mais importante que os objetivos definidos pelo governo é que o setor privado está comprometido a ajudar a buscar resolver estas necessidades." Segundo ele, os empresários prometeram empreender esforços para os projetos sejam executados. "Todos os portos peruanos concordam com a necessidade de medidas reestruturantes, assim, para que o desenvolvimento do país seja aperfeiçoado é preciso  que os terminais portuários elaborem projetos pensados em conjunto de modo integrado", explicou.
         A ambiciosa proposta de modernização dos portos de Salaverry, Chimbote, San Juan de Marcona, Lambayeque e Ilo figuram entre os primeiros da lista de prioridades da APN.  Graças a uma estreita colaboração entre os setores público e privado, estes projetos estão sendo enfrentados como políticas de Estado. Dessa forma, as concessões adjudicadas pelo governo conseguem transcender para administrações futuras.
         No caso do porto de Salaverry, Patiño esclareceu que o processo de concessão se encontra em fase final, sendo o principal aspirante a concessionária Tramarsa, que já opera o Terminal Internacional del Sur (Tisur). "No início de novembro se abrirão as bases de licitação para atrair outros concorrentes ao processo", adiantou.
         Além dos projetos de modernização da infraestrutura física dos portos do país, a APN está trabalhando na implementação de tecnologia de Port Community Systems, sistemas integrados de documentação única digital para facilitar a comunicação entre os atores da cadeia logística. A janela única de comércio exterior também sendo trabalhada em conjunto com o Ministério do Comércio Exterior para gerar uma plataforma transversal a toda a rede portuária peruana.
           Dentro dos avanços tecnológicos e de infraestrutura, o plano de conectividade da APN busca repetir o modelo de Callao em outros portos, atuando em conjunto com o Ministério dos Transportes. O porto de Callao conta com uma completa rede de conectividade terrestre que complementa a rede logística de transportes. Ela mantém acessos para veículos e inclui uma ferrovia. A ideia é adotar sistemas similares nos demais terminais, sempre respeitando a geografia e as necessidades de cada porto. (imagem de Lima, capital do Peru, um país em desenvolvimento em todos os segmentos)

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