segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Aliança batiza em Itajaí o rebocador Aracati

         A Aliança Navegação e Logística batizou na sexta-feira (6), no Estaleiro Detroit em Itajaí (SC), seu segundo rebocador portuário. O Aliança Aracati tem 32 metros de comprimento e capacidade de tração estática de 70 toneladas bollard pull. A embarcação foi batizada pela funcionária da área financeira do escritório de Salvador, Virginia Nascimento, que está na empresa há 34 anos.
          A cerimônia de batismo do primeiro da série, o Aliança Minuano, foi realizada em junho. Até o final deste ano, o estaleiro pretende entregar outra embarcação da mesma série: o  Aliança Pampeiro. Outros quatro rebocadores, de outra linha, devem estar disponíveis ao longo de 2019. Todos os rebocadores serão operados diretamente pela Aliança.
         O diretor da Aliança Navegação e Logística, José Roberto Salgado Sobrinho, destacou que o mercado precisa de rebocadores de maior porte e há potencial para expansão no país. “Existe uma demanda para embarcações como esta e estamos gerando mais oportunidades para desenvolver a indústria naval no Brasil”, disse Salgado.
        Ele explicou que, como não atua diretamente na área, a Aliança fechará acordos operacionais com empresas já estabelecidas no mercado para comercialização dos serviços destas embarcações. Os três rebocadores da mesma série custarão R$ 90 milhões.
         Entre 2013 e 2014, a Aliança reestruturou sua frota de cabotagem com um investimento de R$ 700 milhões na compra de seis porta-contêineres com capacidades que variam de 3.800 TEUs a 4.800 TEUs. Atualmente, a empresa conta com 11 navios em operação no serviço, com amplo atendimento em 15 portos de Buenos Aires até Manaus, e um total de 104 escalas mensais.
         No mercado externo, a empresa conta com 25 porta-contêineres que fazem a rota internacional, distribuídos em nove serviços. Além disso, a empresa oferece o transporte de granéis (fertilizantes, grãos e minérios), onde são utilizados oito navios com capacidade que vão de 38 mil toneladas a 45 mil toneladas.
         Em 2016, a cabotagem cresceu 7% em relação a 2015 e a expectativa para este ano é manter o ritmo de crescimento. Em 2016 foram movimentados 210 mil TEUs, o que significa incremento de 15 mil TEUs em relação ao ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário