A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do Rio Grande do Sul anunciou que realizará a dragagem do canal de navegação do rio Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, até 2015. Essa foi a principal
exigência da Yara Brasil Fertilizantes, na área de logística, para
investir R$ 1 bilhão na ampliação das suas unidades no Rio Grande do Sul, já que a via serve de acesso à sede da companhia.
A
garantia foi dada pelo superintendente interino da SPH, Renato Moura.
Segundo ele, o trecho que está sendo dragado vai da ponte da Rodovia do
Parque (BR-448) até a ponte da BR-116, em Canoas, e tem um custo
estimado de R$ 4,5 milhões, recursos totalmente bancados pelo
Tesouro do Estado. A previsão da SPH é de que sejam retirados 70 mil
metros cúbicos de sedimentos. Desse total, 40 mil metros cúbicos já
foram removidos. "Trata-se de um serviço de alta complexidade,
tendo em vista as condições ambientais do rio Gravataí, bastante
assoreado, onde é encontrado todo tipo de lixo", explicou Pedro Obelar,
Técnico em Hidrologia da SPH. O objetivo da dragagem é deixar o
trecho com quatro metros de calado (profundidade). "Com a retomada do
calado oficial, a hidrovia do Gravataí, as embarcações que atualmente
precisam operar com carga reduzida, poderão atuar com carga plena,
beneficiando não só a YBF, mas todos os terminais ali localizados,
incluindo a refinaria Alberto Pasqualini", afirmou Renato Moura. As obras de dragagem do Gravataí, segundo o superintendente interino da
SPH, não ficarão limitadas ao trecho atual. "Tão logo seja concluída
essa fase, está prevista a dragagem dos trechos próximos ao Arroio das
Garças, Saco do Cabral e Humaitá, entre a BR-448 e a ponte do Guaíba,
representando a retirada de um volume estimado em 300 mil metros cúbicos
de sedimentos", Adiantou Moura.
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