sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Movimentação nos portos brasileiros cresce 4% em 2014

     O Anuário Estatístico da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) apontou um crescimento no volume total das cargas movimentadas no ano passado de 4%, apesar do fraco desempenho da corrente de comércio durante 2014. O país movimentou por via marítima 969 milhões de toneladas de cargas, das quais 349 milhões de toneladas em portos organizados e 620 milhões em TUPs (Terminais de Uso Privado). O incremento revelado pelo estudo foi atribuído ao crescimento da movimentação das principais commodities, como o minério de ferro, que teve expansão de 5% em relação a 2013, fertilizantes e adubos (11%), carvão mineral (26%), alumina (12%) e soja (4%). De acordo com o anuário, as principais mercadorias movimentadas no ano passado foram minério de ferro, combustíveis/óleos minerais, contêineres, soja, bauxita, milho, fertilizantes e adubos, que representaram, respectivamente, 36%, 21%, 11%, 5%, 4%, 3% e 3% do total da carga movimentada em 2014. Considerando-se o tipo de carga, o granel sólido, com destaque para o minério de ferro, foi a carga mais movimentada no conjunto das instalações portuárias do pais, em 2014, representando 61% do total, seguido do granel líquido, com 24% de participação, e da carga geral, com 15%. Quando se separam os contêineres da carga geral, eles representaram 11% do total movimentado no ano passado. O porto de Santos (SP) foi o que mais movimentou carga em 2014, com 27% de participação do total movimentado no conjunto dos portos organizados. Em segundo lugar, aparece Itaguaí (RJ), com 18% do total, seguido de Paranaguá (PR), com 12%, Rio Grande (RS), com 6% e Itaqui (MA), com 5%. O porto paulista foi também o que mais movimentou contêineres (33 milhões de toneladas). Os dez portos organizados que mais movimentaram carga em 2014 participaram com mais de 85% do total das cargas que passaram por esse tipo de instalação portuária. Com relação aos TUP’s, a liderança ficou com o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, que movimentou 112,5 milhões de toneladas de carga em 2014. Em segundo lugar, aparece o Terminal de Tubarão, com 109,8 milhões de toneladas e, em terceiro lugar, o Terminal Almirante Barroso, com 53 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário