sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
Movimentação nos portos brasileiros cresce 4% em 2014
O Anuário Estatístico da Antaq (Agência Nacional de
Transportes Aquaviários) apontou um crescimento no volume total das cargas
movimentadas no ano passado de 4%, apesar do fraco desempenho da
corrente de comércio durante 2014. O país movimentou
por via marítima 969 milhões de toneladas de cargas, das
quais 349 milhões de toneladas em portos organizados e 620 milhões em
TUPs (Terminais de Uso Privado). O incremento revelado pelo estudo foi atribuído ao crescimento da movimentação das principais commodities,
como o minério de ferro, que teve expansão de 5% em relação a 2013,
fertilizantes e adubos (11%), carvão mineral (26%), alumina (12%) e soja
(4%). De acordo com o anuário, as principais mercadorias movimentadas no
ano passado foram minério de ferro, combustíveis/óleos minerais,
contêineres, soja, bauxita, milho, fertilizantes e adubos, que
representaram, respectivamente, 36%, 21%, 11%, 5%, 4%, 3% e 3% do total
da carga movimentada em 2014. Considerando-se o tipo de carga, o granel sólido, com destaque para o
minério de ferro, foi a carga mais movimentada no conjunto das
instalações portuárias do pais, em 2014, representando 61% do total,
seguido do granel líquido, com 24% de participação, e da carga geral,
com 15%. Quando se separam os contêineres da carga geral, eles representaram 11%
do total movimentado no ano passado. O porto de Santos (SP) foi o que mais
movimentou carga em 2014, com 27% de participação do total movimentado
no conjunto dos portos organizados. Em segundo lugar, aparece
Itaguaí (RJ), com 18% do total, seguido de Paranaguá (PR), com 12%, Rio
Grande (RS), com 6% e Itaqui (MA), com 5%. O porto paulista foi também o que mais
movimentou contêineres (33 milhões de toneladas). Os dez portos
organizados que mais movimentaram carga em 2014 participaram com mais de
85% do total das cargas que passaram por esse tipo de instalação
portuária. Com relação aos TUP’s, a liderança ficou com o Terminal Marítimo de
Ponta da Madeira, no Maranhão, que movimentou 112,5 milhões de toneladas
de carga em 2014. Em segundo lugar, aparece o Terminal de Tubarão, com
109,8 milhões de toneladas e, em terceiro lugar, o Terminal Almirante
Barroso, com 53 milhões de toneladas.
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