O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (24), em Rio Grande (RS), o contrato do Programa de Ampliação da Frota da Petrobras e Transpetro. O documento foi assinado também por autoridades municipais e estaduais e entidades empresariais e de trabalhadores, além do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O anúncio contemplou a compra de quatro navios que serão construídos em estaleiros da região, objetivando a retomada das operações da indústria do setor. Para reverter a decadência do pólo naval no extremo sul do país, serão necessários mais investimentos, por isso a ideia é ganhar mais licitações para a construção de embarcações e retomar o projeto da usina a gás, de R$ 6 bilhões, entre outras medidas.
O programa envolvido no contrato assinado prevê a construção de quatro navios petroleiros do tipo Handy (embarcações de médio porte utilizadas para o transporte de petróleo bruto e derivados), com valor de US$ 69,5 milhões por embarcação. Eles serão usados no transporte de derivados de petróleo na costa brasileira. O projeto faz parte do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras. A expectativa é que os novos projetos gerem 10 mil empregos diretos e renda para o setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário