terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Novas alianças de armadores terão mais diversidade nas suas propostas de serviços


 

A  partir da nova configuração de alianças de transporte tomando forma na Ocean, Premier, Gemini e na rede MSC, é importante entender que nem todas elas são "iguais": enquanto dois conjuntos de operadores continuarão praticamente como de costume, a MSC e a Gemini estão tentando fazer algo diferente, mas são opostos polares, relata o Alphaliner. Por um lado, a Gemini está tentando se afastar de uma rede que fornece conexões principais diretas entre um grande número de portas.

Em vez disso, optou por manter suas rotas principais com menos paradas. Embora isso ajude a minimizar o risco de interrupções e melhorar os tempos de trânsito nos serviços principais, o sistema tem a desvantagem de oferecer menos pares de portos com cobertura direta.

Como resultado, a Gemini terá que depender de serviços de alimentação em um grau muito maior do que outras alianças. Para compensar essa desvantagem, ele introduziu algumas mudanças que o diferenciam. Ao contrário da Premier e da Ocean, que normalmente implantam alimentadores controlados por um dos parceiros, a Gemini optou por colocar a maioria dos alimentadores sob o controle da aliança.

Além disso, muitos desses serviços serão remodelados para se tornarem conexões mais diretas entre um porto principal e um porto alimentador. É por isso que Gêmeos os chama de "lançadores" em vez de "alimentadores". De acordo com a Alphaliner, a Gemini tem sido bastante radical em sua abordagem para racionalizar sua rede oceânica, o que significa que vários portos importantes e antigos ficarão sem serviços importantes e começarão a receber serviços de transporte.

Isso inclui alguns dos principais portos, como Busan, Le Havre e Antuérpia. Segundo a Gemini, essa desvantagem será mais do que compensada pelos ganhos em eficiência e confiabilidade da rede. Cada aliança tem seu próprio foco e são diferentes, mas a partir de 2025, as quatro principais redes Leste-Oeste podem ser classificadas aproximadamente da seguinte forma:

A Premier e a Ocean usam o sistema bem estabelecido de serviços oceânicos dentro da aliança que se conecta aos alimentadores dos respectivos parceiros e aos alimentadores comuns. Devido à sua escala comparativamente pequena, o ‘Premier’ participará conjuntamente de um número seleto de serviços MSC. A Gemini usa uma rede offshore com serviços “curtos”.

Ao contrário de outros, o Premier colocou a maioria de seus alimentadores sob o controle da aliança, com naves específicas. A MSC continuará como uma linha de transporte independente, aproveitando sua extensa rede interna e se concentrando em conexões diretas onde outros precisam recorrer ao transbordo. Nos principais serviços Leste-Oeste, a MSC também cooperará com a Premier para oferecer uma gama mais ampla de pares de portos diretos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário