A navegação paraguaia está expandindo sua frota com a incorporação do rebocador “Verônica V”, projetado para aprimorar as operações na Hidrovia Paraguai-Paraná. Construído pelo estaleiro Concordia Damen para a Girona – Río Sur, a embarcação é capaz de navegar em águas rasas, podendo operar com eficiência mesmo em períodos de níveis de água extremamente baixos.
O “Veronica V” pertence ao modelo CDS4115 Shallow Draft e tem 41 metros de comprimento e 15,5 metros de largura. É equipado com três motores Yanmar de 1.330 kW cada, atingindo uma potência total de 5.400 HP. Seu projeto permite rebocar comboios de até 12 barcaças, o que contribui para otimizar o transporte de materiais a granel ao longo dos 2.695 quilômetros do Rio Paraguai.
O diretor técnico da Concordia Damen, Bert Duijzer, destacou a relação de confiança estabelecida com a Girona – Río Sur e a adaptação do projeto às necessidades específicas da organização. O “Veronica V” chegou recentemente à região a bordo de um navio Spliethoff e zarpará do Uruguai para o Paraguai nos próximos dias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário