sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Armadores de porte médio aumentam participação na frota mundial de navios mercantes


As dezoito transportadoras de médio porte classificadas de 13 a 30 no Alphaliner Top 100 atualmente controlam uma frota combinada de pouco mais de 2,0 MTEUs. Isso representa uma participação combinada de 6,5% da frota mundial e um ligeiro aumento em relação aos 6,3% do ano passado, mas ainda é substancialmente menor do que a participação de 9,4% registrada no início de 2023.

Nos últimos doze meses, a capacidade geral dessas dezoito transportadoras cresceu 12,4%, superando o aumento médio de 10,2% da frota global. Pelo segundo ano consecutivo, a SeaLead Shipping registrou a maior adição de capacidade entre as transportadoras de segundo nível. A adição de 64.863 TEUs adicionais de capacidade impulsionou a linha de transporte baseada em Cingapura do 17º para o 13º lugar.

A linha cresceu rapidamente usando tonelagem fretada. Essa capacidade adicional permitiu retomar sua cobertura na rota Transpacífica e melhorar suas redes na África Oriental, no Mediterrâneo, no subcontinente indiano, bem como no Oriente Médio e no Mar Vermelho. Mais crescimento é esperado no próximo mês com o lançamento do serviço transatlântico Mediterrâneo-Costa Leste dos EUA, ‘Medus’.

Enquanto isso, a Tangshan Port Hede Shipping, uma das duas novas companhias marítimas incluídas na lista das 30 principais, viu o maior aumento percentual na capacidade, 75,6% acima do ano passado. A Interasia Lines, a outra nova adição à lista, apresentou o segundo maior crescimento em termos percentuais, 54,1%.

Entre as companhias marítimas de médio porte que mantêm serviços na América Latina, a Sea Lead Shipping se destaca na 13ª colocação: com 205.018 TEUs de capacidade, o que representa 0,6% da frota global; 15) Alimentadores X-Press: 177.175 TEUs (0,6%); 17) Unifeeder: 150.279 TEUs (0,5%) e 20) Linhas TS: 106.575 TEUs (0,3%).

O total de pedidos de transportadoras de segundo nível chegou a 364.682 TEUs em meados de fevereiro. Isso representa apenas cerca de 4% do total de pedidos de porta-contêineres do mundo, que chegam a quase 9,0 MTEUs. A X-PressFeeders lidera esta lista com mais de 98.000 TEUs de capacidade em construção, o equivalente a 54,9% de sua frota existente.

No entanto, ainda não está confirmado se a maior operadora de navios alimentadores operará todos os navios encomendados ou fretará alguns deles. A Unifeeder, no final da lista, continua sendo uma empresa de transporte com poucos ativos e uma carteira de pedidos composta por quatro navios de 1.200 TEU e dois navios de 1.300 TEU, que serão fretados para armadores não operacionais. Enquanto isso, a TS Lines mantém uma carteira de pedidos de 64.784 TEUs, enquanto a Sea Lead não tem novos pedidos de construção.

 

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