segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Governo indiano investe na criação de transportadora de contêineres com frota inicial de 100 navios


 

A Índia anunciou uma série de iniciativas no setor de transporte marítimo, incluindo a criação de uma nova linha nacional de transporte de contêineres, a Bharat Container Line, que vai operar uma frota inicial de 100 navios. De acordo com o Ministro de Portos, Navegação e Hidrovias, Sarbananda Sonowal, o serviço se concentrará inicialmente nas principais rotas comerciais na Ásia, Ásia Ocidental e Mar Vermelho, com planos de expansão posterior para Europa, África e Américas.

A linha deverá operar sob a égide da estatal Shipping Corporation of India (SCI), mas com uma mistura de capital público e privado. O objetivo é dar à Índia maior controle sobre o transporte de suas exportações. O país há muito tempo depende fortemente de companhias marítimas estrangeiras, um problema evidenciado pela pandemia de Covid-19. Atualmente, cerca de 99% das exportações são feitas por linhas não indianas.

A Índia já anunciou um empreendimento público-privado semelhante, a Bharat Global Ltd, que fará uma licitação para ativos portuários no exterior. A SCI é atualmente a única empresa indiana no mercado de contêineres. A empresa mantém quatro navios porta-contêineres, dois dos quais são de propriedade da empresa, o “SCI CHENNAI” de 4.400 TEU, operado pela empresa, e o “SCI MUMBAI” de 4.400 TEU, por meio da X-Press Feeders.

Ele também tem o “SCI DELHI” de 9.034 TEU em um fretamento de 3 anos e o “AS ALEXANDRIA” de 1.970 TEU em um fretamento mais curto que expira este ano. No mês passado, a SCI publicou um edital para aquisição de até 6 embarcações usadas e/ou revenda de embarcações novas, como parte de um plano de expansão.

Está sendo procurando também um navio usado/revendedor de 12.000-18.000 TEUs, mais uma opção, e dois navios usados/revendedores de 1.500-2.500 TEUs, mais duas opções. Cooperações O primeiro-ministro Modi fez uma visita à base da CMA CGM em Marselha na semana passada, acompanhado pelo presidente francês Emmanuel Macron.

Os dois grupos esperam cooperar no Corredor Econômico Índia-Oriente Médio-Europa (IMEC), um projeto semelhante à Iniciativa do Cinturão e Rota da China, assinado em 2023 pela Índia, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, França, Alemanha, Itália e União Europeia.

Com o IMEC, Marselha desempenhará um papel estratégico como um centro importante para o comércio indo-mediterrâneo”, disse Rodolphe Saade, CEO da CMA CGM. A Índia também está lançando um Fundo de Desenvolvimento Marítimo de US$ 2,9 bilhões para expandir a construção naval e a infraestrutura portuária no exterior. O Governo fornecerá 49% do financiamento.(imagems de Mumbai, principal centro financeiro da Índia)

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