sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Primeiro porta-contêineres Megamax de 24 mil teus da OOCL deixa o estaleiro em Nantong e é incorporado à sua frota


O primeiro porta-contêineres Megamax (MGX) de mais de 24.000 TEUs construídos para a OOCL saiu de sua doca de construção em Nantong Cosco KHI Ship Engineering (NACKS) em 15 de novembro. O novo carro-chefe da OOCL, a ser chamado de "OOCL Espanha", foi lançado na terça-feira passada e transferido para a doca de equipamentos do estaleiro no rio Yangtze, na China, relata Alphaliner.

O novo navio com o número de casco NACKS 335 é o primeiro de uma série de doze do tipo MGX-24 a ser construído pelos estaleiros NACK e DACKS em Nantong e Dalian para entrega no próximo ano e em 2024. Como navio líder da série, o Espera-se que a “OOCL Spain” inicie o serviço comercial em março ou abril.

Além desta primeira dúzia de embarcações MGX-24 com propulsão convencional, os dois estaleiros também construirão outras doze embarcações de tamanho semelhante com propulsão de metanol de combustível duplo. Esses navios foram recentemente encomendados pela OOCL (sete navios) e COSCO (cinco navios) para entrega entre 2026 e 2028.

A Alphaliner acredita que estes últimos doze navios serão muito semelhantes ao OOCL SPAIN e seus irmãos, exceto pela capacidade de metanol. No entanto, isso ainda não foi confirmado. A OOCL encomendou inicialmente cinco navios Megamax na NACKS e DACKS em março de 2020 e depois aumentou sua lista de pedidos com mais sete unidades em novembro de 2020.

A Nantong Cosco KHI Ship Engineering e a Dalian Cosco KHI Ship Engineering são joint ventures do grupo controlador da OOCL, Cosco, e da japonesa Kawasaki Heavy Industries. Caracteristicas O novo “OOCL Spain” tem 399,90 metros de comprimento e 61,30 metros (24 filas) de largura. Tanto ela quanto seus gêmeos têm designs bastante "volumosos" para uma baixa velocidade de serviço de cerca de 18,5 nós, o que ajuda a reduzir o consumo de energia.

Os doze gêmeos Megamax da OOCL da NACKS e DACKS estão destinados à rota Ásia-Europa, onde se juntarão aos serviços de linha de alta capacidade da Ocean Alliance. Comparado com outros navios Megamax, a série “OOCL Spain” apresenta um design muito tradicional com um layout de baía 7 / 12 / 5.

A OOCL também optou por uma proa convencional com um grande bulbo de vapor lento. A OOCL e a COSCO inicialmente se referiram ao navio e seus irmãos como unidades de 23.000 TEU, mas a capacidade real deverá estar mais alinhada com outros navios de tamanho semelhante: cerca de 24.000 TEUs.

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