terça-feira, 29 de novembro de 2022

Portos de Los Angeles e Long Beach movimentam mais de 1,3 milhão de teus em outubro, queda de 21% interanual

Como esperado, outubro foi mais um mês quente na Baía de San Pedro, mesmo em comparação com os anos anteriores à pandemia. De acordo com o relatório mensal da Pacific Merchant Shipping Association (PMSA), os desembarques no Porto de Los Angeles (336.307 TEUs) caíram 28,0% ano a ano. Os contêineres cheios exportados (89.722 TEUs) caíram 8,7%. Contando cheios e vazios, a mobilização de contêineres foi de 678.429 TEUs, 24,8% a menos que em outubro de 2021.

Até agora neste ano, o porto mobilizou 8.542.944 TEUs, 5,9% menos que no ano passado. Do outro lado da estrada, no Porto de Long Beach, os contêineres cheios importados (293.924 TEUs) caíram 23,7% em relação ao ano anterior, para sua marca mais baixa desde abril de 2020. Também foi o menor outubro para este item desde 2012.

Contando todos os contêineres, cheios e vazios, um total de 658.428 TEUs passaram pelo porto em outubro, 16,6% menos (-131.288 TEUs) do que em outubro de 2021. Ao longo do ano, o porto movimentou 8.000. 811 TEUs cheios e vazios, 1,5 % a mais do que nos primeiros dez meses de 2021. Juntos, os dois portos do sul da Califórnia tiveram uma queda de 26,1% em relação ao ano anterior nos contêineres cheios importados, enquanto registravam uma perda de 5,0% nos contêineres cheios exportados.

Um total de 1.336.857 TEUs cheios e vazios passaram pelos dois portos em outubro, 21,0% a menos em relação ao ano anterior. Durante os dez meses de 2022, os dois portos mobilizaram 16.543.755 TEUs cheios e vazios, 420.371 TEUs a menos neste momento em 2021. No Porto de Oakland, no norte da Califórnia, os contêineres cheios importados (79.459 TEUs) aumentaram 6,7% em relação a outubro de 2021, enquanto os contêineres cheios exportados (66.408 TEUs) aumentaram 4,8% em relação ao ano anterior.

O porto movimentou 1.989.492 TEUs, 99.979 TEUs, -4,8% do que neste momento em 2021. A mobilização de contentores cheios pelo porto (1.495.820 TEUs) é, entretanto, 7,5% inferior à dos primeiros dez meses do ano passado. Os portos de Tacoma e Seattle, pertencentes à Northwest Seaport Alliance, registraram uma queda especialmente importante na movimentação de contêineres cheios em outubro. Os desembarques de contêineres cheios (95.637 TEUs) caíram 22,5% em relação ao ano anterior, enquanto os desembarques de exportação (41.693 TEUs) caíram 28,2%.

Desde então, o total de contêineres cheios e vazios nos dois portos foi de 2.273.970 TEUs, 10,0% a menos que no ano anterior. Contando os embarques de e para o Alasca e Havaí (cabotagem), os portos da NWSA movimentaram 2.905.183 TEUs até agora este ano, 8,0% a menos que em 2021. Mais ao norte, no Canadá, no porto de Prince Rupert, os contêineres cheios descarregados em outubro (45.492 TEUs) caíram 21,1% em relação ao mês anterior, enquanto os carregados (9.672 TEUs) despencaram 41,6%. A movimentação total de contêineres durante o ano até outubro (876.487 TEUs) caiu apenas 0,8% em relação ao ano anterior.

O Porto da Virgínia registrou um pequeno declínio em contêineres cheios importados em outubro para 144.043 TEUs de 148.212 TEUs em 2021. Esse declínio de 2,8% ocorreu enquanto o porto também registrou um leve aumento de 1%. 0,0% em contêineres cheios. exportou até 89.574 TEUs. A mobilização total de contêineres pelo porto durante o ano foi de 3.143,32 TEUs, um aumento de 8,1%.

Mais ao sul, o porto de Charleston movimentou 121.305 contêineres cheios importados em outubro, marcando um aumento de 12,6% em relação ao ano anterior. Os contêineres cheios exportados (62.965 TEUs) caíram 6,9%. Todas as movimentações de contêineres pelo porto da Carolina do Sul totalizaram 2.359.890 TEUs, 4,7% a mais em relação ao ano anterior. No Porto de Savannah, os contêineres cheios importados em outubro totalizaram 263.828 TEUs, um aumento surpreendentemente pequeno de 1,7% em relação aos 259.314 TEUs desembarcados em outubro de 2021.

Os contêineres cheios exportados (116.297 TEUs) aumentaram 3,0%. Até agora este ano, o porto da Geórgia movimentou 4.986.489 TEUs, 7,2% a mais que no ano anterior. Raramente o relatório da PMSA destaca o Porto de Boston, normalmente menos movimentado do que os portos de contêineres que monitora rotineiramente. Mas dada a tendência geral de movimentação de contêineres se afastando dos portos da Costa Oeste, deve-se notar que o porto presumivelmente viu seu negócio de contêineres cheios importados em outubro saltar 90,0% em relação ao ano anterior, subindo para 11.559. TEUs de 6.083 TEUs. O principal motivo foi um aumento de 264,7% (+3.534 TEUs) ano-a-ano nas importações da Ásia, que atingiram 4.883 TEUs.

 

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