segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Porta-contêineres modernos sofrem queda de preço em todos os seus tamanhos desde o início do ano

A partir do início de 2022 até hoje, foram realizadas 292 vendas de porta-contêineres, com a maioria dessas transações ocorrendo no primeiro semestre do ano. Apenas nove foram relatados em outubro, em comparação com 47 em janeiro, uma queda de 81%, revelou o VesselsValue (VV).Das vendas registradas, quatro foram para o comprador grego Contships e quatro para a MSC, incluindo o Panamax “Zim Genova” (4.253 TEUs, abril de 2007, Dalian) que foi vendido por US$ 45 milhões (valor VV US$ 48,78 milhões).

Os valores dos navios porta-contêineres modernos caíram em todos os tamanhos. O valor de VV para uma embarcação Neopanamax de cinco anos está atualmente em US$ 107,25 milhões, embora esta seja uma queda de 39,5% desde o início do ano, os preços ainda estão em níveis incrivelmente altos.

As ações caíram à medida que os lucros seguiram uma trajetória descendente após recordes no início deste ano. As taxas de afretamento de um ano (TC) para navios porta-contêineres Post-Panamax são atualmente de US$ 69.000/dia. Embora ainda bem acima das médias históricas, esta é uma queda de 54% em relação à alta histórica de US$ 148.500/dia de março a agosto deste ano. Os temores econômicos e a queda da demanda global continuaram a pressionar as taxas.

Enquanto isso, os valores dos navios-tanque MR caíram um pouco após atingirem o pico em meados de outubro, após um aumento constante desde fevereiro. Os valores para MR2s de 10 anos de 50.000 dwt caíram 3% desde o início do quarto trimestre, para US$ 31,07 milhões.

Isso ocorre quando os ganhos da MR caíram de quase US$ 70.000/dia na MR Pacific Basket (Q2 e Q14), vistos no início de agosto, para US$ 34.545/dia. No entanto, as taxas permanecem muito firmes e aumentaram 258% em relação ao ano anterior, de US$ 9.652/dia no mesmo período do ano passado.

Apesar dessa pequena queda, os valores de MR permanecem em níveis historicamente altos e, de todos os segmentos de navios-tanque, a capacidade de MR mais antiga teve o maior aumento este ano, com valores para navios de 20 anos de 45.000 dwt valendo quase o dobro hoje, em comparação para US$ 6,6 milhões em janeiro, chegando a US$ 12,18 milhões hoje.

Até agora neste ano, foram registradas 209 vendas de MR, um aumento de 21% em relação ao ano passado e a idade média dos navios vendidos é de 11 anos. As vendas de referência recentes incluem o “Atlantica Bell” (50.900 DWT, março de 2006, STX Offshore) que foi vendido a compradores não revelados por US$ 20,7 milhões, valor VV US$ 17,61 milhões.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário