terça-feira, 8 de novembro de 2022

Governo e Universidade do Maranhão lançam Observatório Portuário em convênio com o terminal marítimo do Itaqui

O Observatório Portuário, o primeiro do Brasil dedicado ao setor, foi lançado oficialmente no Maranhão. Criado pelo Grupo de Pesquisa LabPortos no Departamento de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal do Maranhão e apoiado pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, trata-se de um projeto inovador.

O Observatório Portuário é operacionalizado através de um convênio com o Porto do Itaqui, quarto maior porto público brasileiro, conforme dados de 2022 da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), e faz parte do contexto do Programa de Inovação do Porto do Itaqui. Entre outros projetos do porto temos o Programa Porto do Futuro que irá financiar projetos de inovação por meio da Fundação de Apoio à Pesquisas e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. O financiamento será de R$40 milhões de reais em até 4 anos.

O Observatório Portuário tem como propósito subsidiar o ecossistema portuário, gestores privados e públicos, empresários, profissionais e representantes da academia, com conhecimento qualificado, para contribuir na tomada de decisão, formulação de políticas públicas e criação de planejamento estratégico. O Observatório produz relatórios, boletins, notas técnicas, organiza e executa eventos e publica seus produtos de forma inovadora. A missão do Observatório Portuário é conectar o setor portuário com os diversos stakeholders e contribui para a melhoria da relação porto-cidade e engajamento da sociedade.

Participaram do lançamento do Observatório o Prof. Dr. Fernando Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização, Profa. Dra. Débora Baesse, Gerente de Comunicação e Inovação do Porto do Itaqui, Prof. Dr. Sérgio Cutrim, Coordenador do Observatório, Prof. Dr. Tadeu Teixeira, Vice-Coordenador do Observatório, Profa. Dra. Darliane Cunha, pesquisadora do Observatório e o Prof. Dr. Leo Tadeu Robles, pesquisador do Observatório.

No evento, que ocorreu de forma remota, foi apresentado o objetivo, conceito, metodologias e produtos do observatório que trabalha coletando de forma manual ou automatizada, por uso de linguagem de programação, em bancos de dados públicos, e aplicação de técnicas de ciências de dados. Na sequência são realizadas as operações de limpeza, remoção de dados ausentes, outliers, depois é feito a organização, tabulação e preparação dos dados, codificação ou atribuição de labels. Em seguida é realizada a análise exploratória dos dados conforme os objetivos de cada relatório.

Foram divulgados os primeiros relatórios de títulos: Mercado de Trabalho Portuário; Balança Comercial; Sustentabilidade e Atividade Portuária e Comércio Exterior. Todos os relatórios e nossos produtos são públicos e estão disponíveis em nossos repositórios.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário