quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Autoridades de Cingapura, Long Beach, Los Angeles e de outros terminais discutem adoção de transporte marítimo verde e corredor digital


A Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura (MPA/foto), o Porto de Long Beach, o Porto de Los Angeles e a C40 Cities iniciaram discussões para estabelecer um transporte marítimo verde e um corredor digital entre Cingapura e o complexo portuário da Baía de San Pedro. O corredor se concentrará em combustíveis de bunker de baixo e zero carbono, bem como ferramentas digitais para apoiar sua implantação.

Este esforço colaborativo apoia o Green Shipping Challenge lançado durante a Cúpula de Líderes Mundiais na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27) em Sharm el-Sheikh, Egito, esta semana. Convocado pelos Estados Unidos e pela Noruega, o Green Shipping Challenge incentiva governos, portos, transportadores, proprietários de cargas e outros na cadeia de valor de transporte marítimo a se comprometerem com medidas concretas na COP27 para impulsionar ações globais de descarbonização do setor de transporte marítimo.

“A descarbonização da cadeia de suprimentos é o futuro de nossa indústria, e parcerias como esta na rota comercial mais importante do mundo são importantes para atingir esse objetivo final”, disse o diretor executivo do Porto de Long Beach, Mario Cordero. "Estamos entusiasmados com o desenvolvimento desta iniciativa nos próximos meses e com o que significa agilizar as operações enquanto avançamos na luta contra o aquecimento global".

Por sua vez, o diretor executivo do Porto de Los Angeles, Gene Seroka, comentou que “reduzir as emissões de gases de efeito estufa na cadeia de abastecimento marítima é essencial, e essa parceria transpacífica nos ajudará a construir uma rede de portos e principais interessados ​​para ajudar a descarbonizar o movimento de mercadorias em toda a região do Pacífico. Estamos ansiosos para coordenar com nossos parceiros para desenvolver um plano de implementação para esta iniciativa crítica."

Como portos centrais, Cingapura, Long Beach e Los Angeles são nós vitais nas rotas marítimas transpacíficas e atores-chave na transição verde do setor marítimo. Os três portos e as cidades C40 trabalharão em estreita colaboração com outras partes interessadas nas cadeias de valor marítimas e energéticas para acelerar a implantação de soluções de baixo e zero carbono, identificar programas de transporte digital e desenvolver fontes de combustível verde para fornecimento de combustível para apoiar o movimento eficiente de carga .

Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o corredor marítimo verde e digital visa catalisar o investimento em infraestrutura verde, incluindo centros de energia zero carbono ligados à demanda portuária e marítima. "A rota Trans-Pacífico é uma das mais movimentadas do mundo", disse Teo Eng Dih, diretor executivo da MPA.

"A MPA tem o prazer de apoiar o desenvolvimento de um corredor marítimo verde e digital com os Estados Unidos através do Porto de Los Angeles e do Porto de Long Beach, dada a sua forte conectividade e iniciativas existentes com C40 Cities. Através deste corredor, esperamos para apoiar a descarbonização das cadeias de suprimentos globais, complementando os esforços feitos pela indústria e pela Organização Marítima Internacional para impulsionar a descarbonização e a transição digital para o transporte internacional."

Por fim, o diretor-executivo do C40, Mark Watts, disse que "é urgente acelerar os esforços para descarbonizar o setor de transporte marítimo se quisermos limitar o aquecimento global a 1,5°C. projetos de infraestrutura e melhores práticas operacionais, e avançar na viabilidade da produção, fornecimento, armazenamento e abastecimento de carbono zero."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário