quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Autoridades da Califórnia propõem que todos os caminhões novos utilizem combustíveis limpos a partir de 2024


O Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia propôs a eliminação progressiva de caminhões mais antigos ao longo de corredores movimentados que transportam contêineres entre portos, estações ferroviárias e armazéns, exigindo que todos os veículos novos funcionem com combustíveis limpos a partir de 2024. A partir de 2025, o estado proibirá caminhões com combustão interna motores que têm mais de 800.000 milhas de operação em portos e estações ferroviárias, informou o WSJ.

A meta é mudar mais de 30.000 caminhões altamente poluentes para energia limpa até 2035. Autoridades do setor de transporte dizem que há uma enorme lacuna entre a meta e a infraestrutura de recarga, que atualmente mal existe e levaria anos para ser construída. "Ninguém está dizendo que não queremos ir para a alta tecnologia", disse Matt Schrap, diretor executivo da Harbor Trucking Association, um grupo de defesa que representa milhares de caminhoneiros portuários do estado.

Os caminhoneiros não podem cumprir o prazo, disse ele, "porque não há cobrança". Em detalhes, o CARB, o principal regulador de qualidade do ar do estado, aprovou regras exigindo que os revendedores de caminhões garantam que os veículos com emissão zero representem uma parcela crescente das vendas na próxima década. A última regra proposta, que também exige que frotas de vans, caminhões de longo curso e ônibus façam a transição para veículos de emissão zero em prazos variados, visa criar um mercado para os revendedores, forçando os caminhoneiros a usar veículos de energia limpa.

Espera-se que o conselho regulador estadual vote a regra na próxima primavera. Tony Brasil, especialista em transporte de energia limpa do CARB, disse que o regulamento resolve o problema do ovo e da galinha. Os caminhoneiros não comprarão veículos sem infraestrutura de recarga, disse ele, mas as empresas não investirão em estações de recarga se não tiverem certeza da demanda. Exigir que revendedores e caminhoneiros façam a troca deve dar confiança às empresas para investir em estações de recarga, disse o Brasil.

Os caminhoneiros dizem que enfrentam grandes desafios ao mudar para caminhões elétricos. Os caminhões tendem a custar duas a três vezes mais do que os caminhões a diesel, que são vendidos por cerca de US$ 150.000. A maioria dos caminhões elétricos de hoje tem um alcance entre 100 e 200 milhas entre as cargas, tornando impraticáveis ​​rotas de transporte mais longas.

Aaron Brown, vice-presidente sênior de serviços portuários da operadora de caminhões e logística NFI Industries, disse que a empresa com sede em Camden, Nova Jersey, está introduzindo cerca de 90 caminhões elétricos no sul da Califórnia no próximo ano. A NFI também está instalando dezenas de carregadores em três depósitos próximos a portos e armazéns.

Autoridades estaduais dizem que não sabem quantas estações de carregamento elétrico para serviço pesado existem na Califórnia, mas estimam que o estado precisará de 157.000 carregadores até 2030 para apoiar a eletrificação de veículos médios e pesados. O Porto de Long Beach, onde caminhões movimentam centenas de contêineres todos os dias, tem duas estações de carregamento de caminhões e planeja adicionar mais. Um porta-voz do vizinho Porto de Los Angeles disse que não espera adicionar muitos transportadores devido a preocupações com "impactos do tráfego local, terra disponível e melhorias de rede necessárias".

Elizabeth John, que dirige o escritório da Comissão de Energia da Califórnia que supervisiona os investimentos em infraestrutura de emissão zero para veículos pesados, disse que a maioria das estações de recarga para veículos pesados ​​está sendo construída para quintais particulares. John disse que as estações de recarga públicas devem chegar rapidamente. a partir de 2025, o estado proibirá caminhões com motores de combustão interna que tenham mais de 800.000 milhas de operar em portos e estações ferroviárias, informou o WSJ. 

A meta é mudar mais de 30.000 caminhões altamente poluentes para energia limpa até 2035. Autoridades do setor de transporte dizem que há uma enorme lacuna entre a meta e a infraestrutura de recarga, que atualmente mal existe e levaria anos para ser construída. "Ninguém está dizendo que não queremos ir de alta tecnologia", disse ele.

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