quarta-feira, 26 de março de 2025

Portos de Nova York e Nova Jersey prorrogam concessão da APM Terminals até 2062


A Maersk e a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey concordaram em estender o contrato de concessão da APM Terminals Elizabeth até dezembro de 2062, após o prazo original de expiração em 2029. A mudança é um marco na parceria de longa data da empresa com o porto, que remonta a mais de um século. O acordo proposto está sujeito à votação do Conselho de Comissários da Autoridade Portuária, nesta semana.

A extensão do contrato com a Autoridade Portuária adota a abordagem única e não tradicional de incorporar requisitos de desempenho, infraestrutura e sustentabilidade ao contrato, garantindo que medidas sejam tomadas para permitir que o terminal lide com volumes crescentes de carga, priorizando o atendimento ao cliente e a sustentabilidade.

“Estamos profundamente honrados e gratos pelo apoio do presidente Kevin O'Toole e do CEO Rick Cotton na extensão do nosso acordo de concessão na APM Terminals Elizabeth”, disse Keith Svendsen, CEO da APM Terminals. “Estamos ansiosos para que o Conselho confirme o acordo e continue nosso trabalho com a Autoridade Portuária para ser uma força motriz para o comércio e contribuir para a prosperidade das comunidades que servimos.”

O presidente da Autoridade Portuária, Kevin O'Toole, disse que "a APM Terminals tem sido uma parceira confiável no porto por décadas, e estamos ansiosos para construir essa base sólida à medida que avançamos em direção aos nossos objetivos compartilhados de aumentar a produtividade, eficiência e confiabilidade deste portal para o benefício da região e da nação."

Já o diretor executivo da Autoridade Portuária, Rick Cotton, considerou "que esta extensão do contrato de concessão garante infraestrutura transformadora e melhorias de capacidade no segundo maior terminal de contêineres do porto mais movimentado da Costa Leste". A APM Terminals Elizabeth atualmente movimenta mais de 25% do movimento anual de contêineres do complexo portuário, com o apoio de mais de 1.100 membros da Associação Internacional de Estivadores (ILA).

Ao longo da concessão anterior, a APM Terminals investiu em infraestrutura e equipamentos, incluindo um investimento adicional recente de US$ 200 milhões para modernizar o terminal. Como parte do acordo, a APM Terminals investirá mais de US$ 500 milhões nos próximos anos para melhorar sua capacidade de movimentação de carga. Também substituirá e fará a manutenção de todas as estruturas de docas e berços.

Este investimento apoia o Plano Diretor Portuário de 2050 da Autoridade Portuária, que prevê que os volumes de carga dobrarão ou triplicarão até meados do século. Com base nas iniciativas de sustentabilidade líderes do setor da Autoridade Portuária, a APM Terminals está comprometida em atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa em suas operações e apoiar a meta da Autoridade Portuária de atingir emissões líquidas zero em toda a agência até 2050.

Pelo novo acordo, a operadora portuária investirá em equipamentos de movimentação de carga com emissão zero nos próximos anos. A APM Terminals também está sujeita à taxa de terminal marítimo da Autoridade Portuária, que incentiva a adoção de equipamentos mais limpos à medida que novas tecnologias se tornam comercialmente disponíveis.

O acordo também fortalece a colaboração entre a Autoridade Portuária e a APM Terminals em prioridades importantes, incluindo segurança, inovação, experiência do cliente, padrões de desempenho e melhores relatórios sobre as operações do terminal. “Esta extensão de contrato será outro marco para a APM Terminals, que movimentou volumes recordes pelo porto em 2024.

Trabalhando em estreita colaboração com a ILA [The International Longshoremen's Association], a extensão nos permitirá continuar nosso investimento no terminal para apoiar empregos e o crescimento econômico local por muitos anos”, disse Henrik Kristensen, CEO da APM Terminals Elizabeth. Especificamente, está planejado um terminal de contêineres maior e mais eficiente. As melhorias planejadas incluem a otimização do layout do terminal, a eletrificação dos equipamentos de movimentação de contêineres e a preparação dos cais de atracação de contêineres para o futuro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário