segunda-feira, 24 de março de 2025

Escalada dos ataques houthis no Mar Vermelho reduz expectativa de normalização da navegação


Ataques recentes do movimento Houthi no norte do Iêmen afetaram as expectativas de normalização do tráfego marítimo pelo Canal de Suez, enquanto os Estados Unidos estão considerando novas respostas militares, relata a Transport Intelligence (TI). Nesse sentido, o Departamento de Defesa norte-americano relatou uma série de ataques de precisão contra alvos Houthis no Iêmen nesta semana.

O comunicado oficial diz que essas operações incluíram bombardeios e ataques com mísseis contra instalações militares, depósitos de armas e centros de fabricação de veículos aéreos não tripulados. Em resposta, os Houthis realizaram novos ataques contra as forças navais dos EUA e emitiram uma declaração reafirmando sua decisão de proibir a navegação de embarcações israelenses e embarcações com laços gerais com Israel.

A declaração observou que a medida é uma resposta à falta de acesso humanitário em Gaza e continuará indefinidamente. Além disso, foi levantada a possibilidade de que algumas companhias de navegação tenham feito pagamentos para garantir a passagem segura de seus navios. Como resultado desses eventos, juntamente com a retomada dos bombardeios israelenses em Gaza, espera-se que a incerteza na região continue a afetar o transporte marítimo internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário