segunda-feira, 31 de março de 2025

Maersk faz cerimônia de batismo de navio movido a metanol no APM Terminals, em Roterdã


A Maersk realizou a cerimônia de nomeação do navio de metanol de combustível duplo "Adrian Maersk" em seu terminal APM Terminals Maasvlakte II em Roterdã. Stephanie Pullings, vice-presidente executiva e diretora de operações da Nestlé, atuou como madrinha do navio. A Nestlé movimenta 100% de sua carga marítima usando o serviço ECO Delivery Ocean da Maersk, que ela usa como parte de sua estratégia de sustentabilidade desde 2023.

Este serviço usa combustíveis alternativos que reduzem as emissões de gases de efeito estufa em mais de 80% em comparação aos combustíveis fósseis convencionais. O "Adrian Maersk" tem capacidade para mais de 16.000 TEUs e operará na rota comercial Ásia-Mediterrâneo após concluir sua viagem inaugural de Roterdã. Faz parte da nova rede Leste-Oeste da Maersk, que visa atingir uma confiabilidade de cronograma de mais de 90% quando a rede estiver totalmente implementada.

Karsten Kildahl, Chief Commercial Officer da Maersk, comentou que “embarcações de combustível duplo demonstram que a tecnologia para a transição energética da indústria de transporte marítimo já está aqui. Precisamos urgentemente de regulamentações que apoiem a adoção de combustíveis que reduzam significativamente as emissões de gases de efeito estufa.”

Os navios de combustível duplo são um componente essencial da estratégia de descarbonização da Maersk. O uso de bioetanol e e-metanol pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa entre 65% e 90%, respectivamente, dependendo do tipo de matéria-prima e do processo de produção. A Maersk também planeja incorporar embarcações de combustível duplo capazes de gás natural liquefeito (GNL), com o objetivo de mudar para biometano ou e-metano o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário