quinta-feira, 28 de setembro de 2023

São Francisco do Sul é responsável pela metade de todas as cargas que passam pelos portos catarinenses

Os países da Ásia são os principais parceiros comerciais do Porto de São Francisco do Sul (SC), concentrando 62% da movimentação de carga. Para esse continente são exportados principalmente soja e milho; e importados, aço e fertilizantes. As demais mercadorias são negociadas na América do Sul (18%), América do Norte (10%), Europa (8%), África (2%) e Oceania (0,1%).

Essas informações constam no Relatório de Sustentabilidade do Porto de São Francisco, produzido anualmente e que traz todas as informações sobre as atividades da autoridade portuária, como movimentação de cargas, parcerias comerciais, programas ambientais e balanços financeiros.

Segundo o documento de 69 páginas, com uma movimentação média anual de 13 milhões de toneladas, São Francisco do Sul é responsável por metade de todas as cargas que passaram pelos portos de Santa Catarina. A maior parte é de grãos (65%), seguido por aço e madeira (34%) e óleo de soja (1%).

O Relatório mostra que São Francisco está em 5º lugar entre os 35 portos públicos do Brasil no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), com uma pontuação de 96,95, de um total de 100. Esse reconhecimento foi concedido pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) após avaliar os 17 programas ambientais adotados pelo Porto para a proteção da natureza na Baía da Babitonga, santuário ecológico que é habitat de animais ameaçadas de extinção, como o mero, o boto-cinza e a toninha. Além do controle das espécies marinhas no estuário, existem programas de monitoramento das águas, da qualidade do pescado e de resíduos sólidos, entre outros.

“O Relatório de Sustentabilidade é uma espécie de raio-X do Porto. Quem o lê, pode ter uma ideia da grandiosidade do complexo portuário”, salienta o presidente Cleverton Vieira, reafirmando que o documento exterioriza o compromisso com a transparência, o meio ambiente e a prevenção à corrupção. Para isso, consta, ainda, no Relatório, o “Código de Conduta e Integridade”, fundamentado nos valores da empresa para orientar o comportamento pessoal e profissional nos relacionamentos com clientes, colaboradores, fornecedores, concorrentes e sociedade.

 

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